Executiva de Imprensa |

Confira alguns alimentos típicos para celebrar a Semana Santa

Durante o período que antecede a Páscoa é natural que algumas pessoas religiosas não queiram comer carne vermelha ou seus derivados. Uma tradição adotada especificamente pela religião católica, pois existem aqueles que acreditam no Código Canônico (livro de normas e preceitos a serem seguidos pelos fiéis) instituído no século VIII pela igreja católica, onde nele se proíbe a ingestão da carne vermelha nas sextas-feiras. Os dias se passaram e essa tradição tem continuidade apenas na Sexta-feira Santa, época que os cristãos celebram a paixão, morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

Em vez de comerem a carne do animal, foram adaptados vários alimentos típicos para este momento de celebração. Confira algumas comidas que são preferíveis para o seguimento desta tradição:

PEIXES – Existe uma lista de opções de pratos a serem feitos com este ingrediente. Na Semana Santa, o peixe simboliza a ressurreição de Jesus, visto que houveram algumas de suas aparições com fatos relacionados a peixe;

PÃO – Se alimentar de pães nesta época traz a reflexão do significado do corpo de Jesus que foi oferecido para os discípulos na ceia final;

VINHO – Representa o sangue de Jesus Cristo que foi servido para os discípulos na última ceia e é considerado um dos símbolos da Páscoa;

OVO DE PÁSCOA OU CHOCOLATE – O ovo por si só significa nascimento e a alegria de uma nova vida. Os ovos de Páscoa, assim como os chocolates de várias marcas, são usados para presentar no domingo de páscoa. Antigamente os franceses tinham o costume de retirar a parte dos ovos de galinha e enchê-los com chocolate;

BREDO – Fazendo parte da gastronomia brasileira, o bredo foi introduzido na culinária pelos africanos. Muito parecido com o espinafre, depois de refogado, recebe leite de coco para virar acompanhamento de peixe na refeição da Semana Santa.