Educação |

Em Paulista, alunos do Ensino Infantil aprendem sobre gênero textual preparando pirulitos de chocolate

Ao som de “Borboletinha tá na cozinha, fazendo chocolate para a madrinha...”, os alunos da rede municipal do Paulista realizaram a culminância de uma atividade de classe, preparando o próprio pirulito de chocolate. A aula foi desenvolvida com estudantes na faixa etária de quatro e cinco anos da Escola Margarida Sampaio, na comunidade do Chega Mais.

Participaram da atividade mais de 25 alunos, com a supervisão de quatro educadoras, Camila, Faustiane, Marluce e Evaneide. O objetivo foi fornecer um exercício lúdico para que as crianças pudessem aprender o gênero Receita brincando de fazer/comer chocolate nesta época de Páscoa. Toda criança adora comer guloseimas, e quando falamos sobre o chocolate começa a euforia. Se comer já é tão bom, imagina preparar os próprios doces. Foi assim que as educadoras ligaram o gênero textual com a época do ano.

Durante a semana, elas desenvolveram diversas atividades sobre o significado da Semana Santa e do chocolate com a garotada. Nesta terça-feira (16.04), foi o dia de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Mostramos que a receita não é só os ingredientes juntos, mas que todos devem seguir o passo a passo para que ela fique certinha. Todos os alunos participaram da preparação, enchendo os pirulitos de chocolate, depois foi realizada uma reflexão sobre o gênero receita e os chocolates na Páscoa,” relata a educadora infantil, Camila de Melo.