Saúde |

Com ampla participação popular, Paulista abre a IX Conferência Municipal de Saúde

Com o intuito de aperfeiçoar a saúde do município, a abertura da IX Conferência Municipal de Saúde, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (04.04), na Uninabuco do Paulista, teve como principal objetivo potencializar, através de propostas, junto à população, as decisões de políticas públicas de saúde. Durante o encontro também foram realizados debates, além da eleição dos delegados, que representarão Paulista nas conferências estadual e nacional. Um evento importante para os paulistenses, à solenidade contou com a presença do chefe de gabinete da cidade, Francisco Padilha, gestores da rede municipal e lideranças municipais que fizeram questão de mostrar engajamento na luta pelos direitos de saúde da população.

A secretária Municipal de Saúde, Fabiana Bernart, esteve presente na bancada como palestrante e ressaltou a importância da conferência com a gestão. “Vivemos hoje alguns desmontes do SUS, e é necessário, que o município do Paulista também se faça presente com auxílio do Conselho de Saúde, sabendo que é preciso discutir todo o processo que o Sistema Único vem passando, tanto de financiamento, como de gestão de pessoas, conhecendo as necessidades que temos hoje, principalmente de recursos, para que possamos fazer uma gestão de qualidade”, afirmou.

“A participação da população é de extrema importância. O SUS nos garante esse direito, e a partir dele, podemos manter o controle social da saúde na região. Nós estamos aqui justamente para defender esse direito conquistado na constituição, e entendemos a necessidade dessa manifestação que nos é assegurada por lei”, disse Jailson Ferreira, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Também durante o encontro, a autônoma Nathália Valesca, que veio representando o público ouvinte do município, e como candidata a delegada, ressaltou a necessidade dessa representação. “Esse nosso entendimento de como está à saúde da cidade, traz a necessidade da comunidade, a partir de exemplos da nossa luta, e do que queremos para o aperfeiçoamento da saúde municipal. Venho me candidatando a delegada para representar o município e levar para a Conferência Estadual, propostas que pautem realmente as necessidades da população. Já tivemos muitas melhorias na região, mas ainda existe muito que ser feito, e essa conferência nos ajuda nessa busca”, finalizou.

O evento segue até esta sexta-feira (05.04), das 8h às 16h, na Faculdade Joaquim Nabuco, Centro da cidade.

Confira a programação:

08:00h – Elaboração e deliberação das propostas nos Grupos Temáticos

11:00h às 11:30h – Encaminhamentos e finalização dos Grupos Temáticos

13:00h às 16:00h – Plenária Final e eleição dos delegados representantes de Paulista para a 9ª Conferência Estadual de Saúde.