Saúde |

Prontuário eletrônico do Paulista é referência para outros estados

Com um sistema de prontuário eletrônico integrado já funcionando, a Unidade de Saúde da Família Maranguape I B, se tornou referência para outros estados e municípios.  Nesta quarta-feira (03.04), a USF recebeu a visita da Novetch, empresa responsável pela implantação do Software juntamente com representantes da Organização Social UNISAU de São Paulo e da prefeitura de Macau, localizada Rio Grande do Norte. Na ocasião, eles puderam conhecer pessoalmente, o funcionamento desta tecnologia o qual substituiu os prontuários que antes eram preenchidos manualmente pelos profissionais da saúde.

A secretária de Saúde do município, Fabiana Bernart, participou do encontro. Para ela é uma satisfação ter visitas assim e que a gestão pretende expandir esse sistema em outras unidades. “A prefeitura de Paulista e a secretaria de Saúde vem desenvolvendo um trabalho que se tornou piloto para outros lugares, e a USF Maranguape I B, possui um sistema totalmente informatizado, facilitando o atendimento do clinico geral, do dentista, da enfermeira e do técnico de enfermagem. Fora isso, a gente também tem um painel eletrônico de chamada que proporciona ao paciente um melhor acolhimento”, comentou a secretaria.

“Hoje, apresentamos o software de ponta da infraestrutura de Tecnologia da Informação para uma organização de São Paulo que gerencia 27 empresas e para a prefeitura de Macau. Durante a reunião eles conheceram a estrutura de estação virtualizada de trabalho conectado, ou seja, a gente não tem computadores e sim, estações virtualizadas”, comentou o Consultor Carlos da empresa Novetch.

O trabalho é desenvolvido com cada funcionário operando um computador de uma tecnologia muito mais barata e que consume menos energia, onde são arquivadas as informações do paciente. Uma das representantes da UNISAU, Mikaele Thé, achou muito bom o sistema. “A nossa intenção é levar o sistema e implantar também nas unidades que gerenciamos.”, concluiu.