Saúde |

No Paulista, IX Conferência Municipal de Saúde tem início nesta quinta-feira

Nesta quinta (04) e sexta-feira (05.04), a Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro do Paulista, sedia a IX Conferência Municipal de Saúde. Esse evento é considerado uma etapa da 9ª Conferência Estadual de Saúde e da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerão também neste ano. Conforme a programação, serão debatidos assuntos relacionados ao direito à saúde, visando propor mudanças no cenário estadual e nacional. Além disso, serão eleitos delegados, que representarão Paulista na conferência estadual.

Durante os dois dias do evento, serão realizadas mesas de debate sobre o SUS e a formação de grupos para a elaboração de propostas regionais, estaduais e nacionais.  É importante que usuários do SUS, trabalhadores e gestores debatam sobre Sistema único de Saúde, para que conheçam as dificuldades e tenham a propriedade de propor soluções para o sistema. A participação popular é importante para a construção de uma gestão de saúde de qualidade.

Serão disponibilizadas 72 vagas para delegados, com direito voz e voto, e mais 48 vagas para ouvintes, com direito a voz, subdivididas paritariamente entre usuários, trabalhadores e gestores do SUS de Paulista.

Para realizar a inscrição e se candidatar as vagas de delegado ou ouvinte será necessário levar, ao local do evento, das 13h30 às 15h, um documento de identificação com foto, comprovante de residência e/ou cartão do SUS com o endereço de Paulista (caso seja usuário). Sendo trabalhador ou gestor basta apenas o documento de identificação com foto. A metodologia e funcionamento do evento seguirão o Regimento aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde do Paulista.

Confira a programação:

13:30h – Início do credenciamento dos participantes.

14:00h – Solenidade de abertura.

15:00h – Fim do credenciamento dos participantes.

15:00h – Leitura do Regimento Interno aprovado pelo Conselho Municipal de saúde.

15:30h – Mesa Temática I: Metodologia da 9ª Conferencia Municipal de Saúde do Paulista e Desafios da Gestão SUS enfrentados pelos entes municipais.

Conferencistas:

Jailson Ferreira da Silva – Presidente do Conselho Municipal de Saúde;

Fabiana Bernart – Dentista, Sanitarista, Secretária Municipal de Saúde.

16:00h – Abertura para falas da plenária.

16:30h – Mesa Temática II – Saúde como Direito, Consolidação do SUS e Financiamento do Sistema.

Conferencistas:

Domício Aurélio de Sá – Médico Veterinário, Sanitarista, Msc. em Saúde Pública Docente e Pesquisadora do Aggeu Magalhães – Fiocruz;

Islândia Souza - Enfermeira Sanitarista, Doutora em Saúde Pública, Docente e Pesquisadora do Aggeu Magalhães – Fiocruz;

17:00h – Abertura para falas da plenária.

08:00h – Elaboração e deliberação das propostas nos Grupos Temáticos

11:00h às 11:30h – Encaminhamentos e finalização dos Grupos Temáticos

13:00h às 16:00h  Plenária Final e eleição dos delegados representantes de Paulista para a 9ª Conferência Estadual de Saúde.

Serviço:

O Que IX  Conferência Municipal de Saúde.

Quando? 04 de abril, 13:30 às 17:00  / 05 de abril, 08:00 às 17:30

Onde? Bloco C da Faculdade Joaquim Nabuco (ao lado do shopping).