Executiva de Imprensa |

Pega na mentira, que hoje é primeiro de abril

Quem nunca caiu ou fez uma brincadeira no dia da mentira? Celebrado em 1º de abril, às pessoas usam a data para pregar peças e contar mentiras. Tudo para que a vítima da brincadeira acredite e seja surpreendida com a típica frase “PRIMEIRO DE ABRIL”! Não se sabe ao certo a origem do Dia da Mentira, mas, possivelmente está relacionada com as mudanças do Ano Novo, que era comemorado durante uma semana, do dia 25 de março ao dia 1º de abril. Em 1564, o rei Carlos 9º decidiu que o Ano Novo seria celebrado no dia 1º de janeiro, devido a adoção do calendário gregoriano. Muitas pessoas demoraram para se acostumar com o calendário, e outras resistiram à troca da data. Essas pessoas eram chamadas de "bobos de abril", recebiam convites para festas que não existiam e ganhavam cartões e presentes esquisitos no dia 1º de abril.
Cristiane da Silva, conhecida como Xuxa, servidora municipal, já colocou muita gente no Engenho Maranguape para andar. “Eu lembro que no período de escola a gente mandava alguém entregar um bilhete onde estava escrito: 'Vamos fazer esse otário andar’. O portador saia entregando e a pessoa que recebia falava que o bilhete não era para ela e fazia o colega andar mais, que levava pra outro e mais outro, até alguém ficar com dó e contar que era uma brincadeira de primeiro de abril”, contou Cristiane.

O primeiro de abril é marcado por várias brincadeiras, mas algumas podem ser de mau gosto, como aconteceu com Marilena Bezerra. “Uma vez eu estava na casa de uma amiga perto de casa e meu filho me ligou, dizendo que minha mãe estava passando mal, ficando roxa. Sai correndo de lá, quando cheguei estava tudo bem com ela. Ele na maior cara dura, rindo sem parar, gritou que era primeiro de abril. Na hora fiquei em desespero, mas depois nos divertimos com a pegadinha”.

Além dessas brincadeiras, tem gente que troca os potes de açúcar e sal, recheia biscoito com creme dental, coloca papel filme transparente no vaso sanitário, tudo para não perder a piada. O importante é se divertir, mas é preciso tomar cuidado para não machucar ou ofender alguém, e a brincadeira, que é um momento de descontração, se tornar algo desconfortável.