Saúde |

Câncer de Colo do Útero é o terceiro mais comum entre as mulheres

O mês da mulher não é marcado só pelo dia 8, mas também pelo Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo do Útero (26 de março). Pensando nisso, a Prefeitura do Paulista através da Secretaria de Saúde intensificou durante todo mês a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV).  A infecção desse vírus é o fator de risco mais importante para o desenvolvimento do câncer de colo do útero. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse tumor maligno é o terceiro mais comum nas mulheres brasileiras e o que tem maior chance de prevenção. Devido aos altos índices, a doença é atualmente uma das prioridades da agenda de Saúde do país e a Fundação do Câncer integra diversas políticas públicas na área.

Apesar do país  ter a maior parte das pacientes diagnosticadas com mais de 50 anos,  a doença tem sido diagnosticado na população mais jovem. Por isso, os adolescentes na seguinte faixa etária: meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, devem tomar a vacina de HPV com esquema vacinal de duas doses e com intervalo de seis meses.

“O Câncer de Colo de Útero é causado, em praticamente todos os casos, pelo vírus HPV. Para combater este mal, temos preservativos, vacinas para adolescentes, exames preventivos periodicamente para as mulheres, todos gratuitos e presentes nas Unidades Básicas de Saúde próximos de casa. Se todos estes instrumentos forem utilizados, em breve não teremos mais mulheres morrendo ou sofrendo por este mal. Cuide-se, sua vida é importante”, comentou a médica Thays Bernal da Policlínica Josino Guerra.

Em geral, os sintomas dessa doença aparecem já em estágio avançado, o que reduz as chances de cura. Então é preciso ficar atento nos sintomas: sangramento vaginal seja durante a relação sexual, entre as menstruações ou após a menopausa; corrimento vaginal anormal e com coloração e odores diferentes do normal.  Casos ainda mais avançados podem apresentar sintomas como: anemia devido ao sangramento anormal; dores nas pernas ou nas costas; problemas urinários ou intestinais e perda de peso não intencional.