IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Meio Ambiente |

Os malefícios dos agrotóxicos para o meio ambiente e a saúde

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil ocupa o 7º lugar no ranking de países que mais aplicam pesticidas por hectare de terra cultivada. No volume total, o Ministério do Meio Ambiente informa que o país ocupa a 1º posição.  Se voltarmos um pouco na história, os agrotóxicos surgiram na Segunda Guerra Mundial, com o propósito de funcionarem como arma química. Com o pós-guerra, o produto passou a ser utilizado como defensivo agrícola, sendo conhecido como pesticida, praguicida ou produtos fitossanitários.

Bruna Maldonado, coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade Urbana do Paulista, afirma que os agrotóxicos podem eliminar insetos e outros organismos vivos que não são pragas à agricultura e que possuem uma importante função ecológica no meio ambiente.  “Ele interfere na cadeia alimentar e reprodutiva da fauna e flora de um ecossistema. O que pode levar a extinção desses seres vivos. Como o caso das abelhas que estão sendo eliminadas por causa dos agrotóxicos” concluiu.

Além disso, o uso excessivo de produtos químicos na agricultura reflete diretamente na saúde do consumidor. Por serem venenos ao organismo os seres humanos podem ter reações indesejadas aos pesticidas. Muitas vezes, não sabemos ao certo quais são as causas de todas as alergias do nosso corpo e os agrotóxicos podem ser a resposta.

O consumo contínuo do herbicida também pode causar câncer, sendo os mais comuns de mama, cerebral, pulmonar e de próstata;  Infertilidade, pois os componentes tóxicos presentes nos pesticidas podem afetar a taxa de fertilidade de homens e mulheres, e também alterar a qualidade dos espermatozoides; Doenças nos rins , já que o corpo humano absorve e filtra tudo o que ingerimos. Nesse processo, os agrotóxicos podem afetar diretamente os rins, destruindo os tecidos renais.

Fora isso, o ser humano pode desenvolver doenças cardíacas, visto que o  glifosato, um dos agrotóxicos mais utilizados, é considerado um agente causador de doenças do coração. Ele causa uma disfunção que posteriormente pode evoluir para falência do coração.

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441