Cultura |

Foliões curtem a ressaca do Carnaval com muita animação em Paulista

O domingo (10.03) ainda foi de folia em Paulista, na Região Metropolitana. Os foliões aproveitaram bastante a ressaca do Carnaval da cidade, tudo num clima de muita tranquilidade. Só neste dia, oito agremiações desfilaram pelas comunidades do município, espalhando cores, brilho e muita animação. A programação foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura.

Muitos desses blocos que desfilam após o Carnaval possuem algo em comum. São histórias que falam da criação da agremiação por alguém que não podia brincar durante os dias da folia de Momo. Valéria Gonçalves, responsável pela agremiação Os Ressacados da Mirueira, contou que o jeito foi curtir a festa mesmo depois da Quarta-feira de Cinzas.

“Sempre trabalhei com carro de som e na época do Carnaval não era diferente. Como o tempo era pouco, não dava para brincar. Os meus vizinhos e familiares cobravam mais a minha presença. Foi por conta disso que decidimos criar o bloco. Fico feliz hoje de poder participar da animação na nossa comunidade da Mirueira pelo nono ano. E que venham mais”, disse Valéria.

Tem bloco que hoje “reina” sozinho no bairro. Independente da data que desfilar, vai atrair um bom público, inclusive, foliões de bairros vizinhos. “Podemos afirmar que atualmente a nossa agremiação é a única na Vila Torres Galvão. É por isso que não nos preocupamos com os foliões porque eles chegam de vários bairros”, destacou Itamar das Montanhas, presidente do bloco O Urso Panda, que contou com grupo de maracatu e minitrio com banda.

Destaque também para aqueles que arrastam uma multidão de foliões incansáveis, como o Boneco Chupa Cabra, no Conjunto Beira-Mar, Janga; e o Buda em Folia, em Maranguape I. Sempre contando com trio elétrico e banda conhecida do público, os blocos mostram que a o Carnaval do Paulista é o maior do Litoral Norte de Pernambuco

E o domingo ainda teve o desfile das seguintes agremiações: Nego Pescador, em Pau Amarelo; Caranguejo em Folia, no Janga; Os feios, na comunidade Nossa Prata, em Maranguape II; e o Pirulito em Folia, também em Maranguape II.

Nesse ano, a gestão municipal apoia mais de 160 blocos da cidade. O Carnaval do Paulista custou R$ 650 mil. A feste teve o apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe e Empetur.