Cultura |

Comemorando 50 anos de fundação, o bloco “Bacalhau na Vara” faz a alegria dos foliões em Pernambuco

“O Bacalhau na Vara não é apenas um patrimônio do Paulista, e sim de Pernambuco. Temos pessoas de todo canto do estado prestigiando essa festa. O Carnaval da Região Metropolitana se encerra aqui, e graças a Deus tivemos mais um ano de paz e tranquilidade para os nossos foliões”, afirmou o prefeito Júnior Matuto, durante o desfile da agremiação.

Em sua edição de número 50,  o bloco carnavalesco “Bacalhau na Vara” levou milhares de pessoas às ruas de Paratibe e Arthur Lundgren I, no município do Paulista. O desfile da agremiação aconteceu nesta quarta-feira de cinzas (06.03) e contou com 12 trios elétricos, sendo 11 de música ao vivo e um carro de apoio.

Dentre as atrações que se apresentaram para o público estavam as bandas Cheiro de Amor, A Favorita, Beleza Pura, Inove, Kypegada, Mil Milhas, Maestro Spok, Ed Carlos, Cristiano Dinis e Eduarda Alves. A concentração para a festa ocorreu em frente ao mercado público de Paratibe, na Avenida Lindolfo Collor.

Sendo o grande homenageado do Carnaval do Paulista em 2019, o “Bacalhau na Vara” também foi prestigiado por pessoas que atualmente moram fora do país, caso da Fabiana Lima, com residência fixa em Paris, na França. Ela rasgou elogios ao bloco e afirmou que pretende voltar nas próximas edições.

“Esse é o meu primeiro ano no Bacalhau de Paratibe e estou curtindo bastante. O clima de animação do brasileiro é mundialmente conhecido, somando isso a segurança, posso afirmar que o bloco ficou muito gostoso de brincar. Vale a pena curtir de perto essa festa, até por isso pretendo voltar mais vezes”, afirmou Fabiana.

Uma parte da homenagem prestada pelo município ao “Bacalhau na Vara” foi a doação de um espaço do Mercado Público de Paratibe. O local  que reúne momentos da história da agremiação, já está sendo utilizado como a sede do bloco.

“Em nome da diretoria, me sinto muito satisfeito em receber essa homenagem da Prefeitura do Paulista. Estamos vendo aqui hoje, nesta quarta-feira de cinzas, uma multidão curtindo o Carnaval, prestigiando o Bacalhau. O trabalho é árduo, porém, ao ver a alegria dos foliões, nos damos conta de que também é compensatório,” afirmou Eli, agradecendo ao prefeito Júnior Matuto.

COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO:

A novidade deste ano ficou por conta de um trio elétrico exclusivo para uma campanha de combate à violência contra a mulher, coordenada pela Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres da cidade. O bloco também estimulou os foliões a desprezarem as músicas que diminuem a figura feminina na sociedade.