Cultura |

Foliões do Paulista seguem animados e fazem bonito na Terça de Carnaval

A chuva deu uma trégua e o clima carnavalesco esquentou a terça-feira (05.03) de Carnaval no Paulista. Alegria, foliões fantasiados e muito frevo tomaram conta dos bairros da cidade em mais um dia da Festa de Momo no município. Comemorando 20 anos de existência o Bloco As Milindrosas, do Engenho Maranguape, fez o público levantar cedo da cama para desfilar pelas ruas da comunidade, ao som do cantor Davi Firma. Enquanto isso, no bairro de Arthur Lundgren I, a diversão ficava por conta do Bloco Limoeiro.

Fantasiada de coelhinha, Eleny da Silva, 24 anos, falou sobre o respeito para com as mulheres, tema que vem sendo reforçado pela gestão nesse Carnaval. “A roupa da mulher não é um convite para nada. Podemos usar o que quisermos e todos têm que nos respeitar. Nós, mulheres, queremos sair, nos divertir, sem sermos julgadas. Merecemos respeito”, destacou.

“As mulheres têm que continuar lutando pelo empoderamento e igualdade de gênero. Todo e qualquer ser humano precisa ser tratado com dignidade, e apoiar essa causa, é um dever de todos nós. Lugar de mulher é onde ela quiser”, reforçou Robson Alves, 24 anos.

No período da tarde a festa ainda estava pra lá de animada e a Banda Ynove, Gabi Lapenda e a dupla Afala e Case conseguiram botar ainda mais fervor no público agitando o Bloco Maranguape I em Folia. A troça, que está no seu 14ª ano, fez bonito e colocou todo mundo pra dançar. Thiago Prado, 28 anos, provou que não é só a folia que importa e aproveitou o momento para aferir a pressão com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde. “Tento sempre brincar o Carnaval com consciência e hoje aproveitei para cuidar também da saúde. É muito legal trazer esses serviços pra perto da gente, principalmente em épocas de festa como essa”, ressaltou.

O chefe de gabinete do Paulista, Francisco Padilha, também prestigiou o evento e falou da alegria da gestão em promover, mais um ano, um carnaval de paz. “É um prazer poder prestigiar a maioria dos blocos da nossa cidade. Estamos, mais um ano, conseguindo realizar uma festa familiar e segura, pois é isso que a gestão do prefeito Junior Matuto preza. Um Carnaval para o povo, onde todos possam se divertir com tranquilidade e respeito”, finalizou.

As crianças também puderam brincar com tranquilidade nesta terça-feira. O Bloco Palhacinho em Folia, bastante conhecido por reunir baixinhos que gostam de curtir o Carnaval, arrastou milhares de pessoas pelo bairro de Jardim Paulista Baixo. O desfile foi colorido e emocionante.

Esse ano a gestão municipal reforçou a segurança e conta com o trabalho reforçada de policiais do 17° BPM e seguranças particulares. Os Guardas Municipais também acompanham as festividades, além dos ônibus de videomonitoramento usados para flagrar eventuais delitos. Os eventos contam também com ambulâncias para socorro às vítimas e distribuição de preservativos; e agentes de trânsito para cuidar da questão da mobilidade.

Em 2019, a gestão vai apoiar mais de 160 agremiações de diversos bairros. A folia de Momo da cidade segue até o dia 16 de março. Toda a programação pode conferida no site da Prefeitura do Paulista (www.paulista.pe.gov.br). A festa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura da cidade.