Segurança e Mobilidade |

Novos conselheiros de Segurança Pública tomam posse em Paulista

O Plenário da Câmara dos Vereadores do Paulista sediou, nesta quarta-feira (20.02), a cerimônia de posse dos novos conselheiros de Segurança Cidadã do município. A sessão, presidida pelo secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, serviu para apresentar à população os 16 titulares e os 16 suplentes que deverão participar, nos dois próximos anos, da construção das políticas de segurança na cidade.

O conselho é composto por oito representantes da sociedade civil e oito de órgãos governamentais. É importante frisar que esses conselheiros não receberão qualquer tipo de pagamento, remuneração, vantagens ou benefícios para contribuir com o município.

“Assim que o prefeito Junior Matuto assumiu a gestão, ele criou a secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil. Ficou acordado, logo depois, que seria necessária à formação de Conselhos de Segurança, para promover uma interação maior entre os membros do poder executivo e da sociedade civil, na construção de pautas para a área” afirmou o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar.

Criado em 2015 pela Lei Municipal n° 4.549, o Conselho Municipal de Segurança é um órgão consultivo. O titular da 8ª Delegacia Seccional do Paulista, Adir Almeida, destacou que os conselheiros terão um papel fundamental na prevenção à violência. “A importância desse Conselho é justamente aproximar os atores que integram a estrutura da segurança pública. Nesse espaço, o próprio cidadão pode informar onde está o problema para ajudar a polícia a criar meios que combatam a criminalidade”, afirmou o delegado Adir.

Já o conselheiro e representante da OAB no Paulista, Reginaldo Lopes da Silva, afirmou que para o município continuar diminuindo os índices de criminalidade, é necessária a responsabilidade de cada membro do novo mandato do Conselho.

“É importante que todos os membros abracem a causa com serenidade, só assim conseguiremos fazer um bom trabalho. Vamos a partir de agora contribuir com a elaboração das diretrizes para as políticas de segurança pública, por isso, esse Conselho é de suma importância para o município”, encerrou Reginaldo.

A composição titular desse atual mandato ficou da seguinte forma:

Representantes titulares dos órgãos governamentais:

- Gabinete do Prefeito – César Salgueiro Torres;

- Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil – Manoel Alencar;

- Secretaria de Políticas Sociais e Esportes - Aldomiro João de Araújo;

- Secretaria de Educação – Gleidson Alves de Farias;

- Secretaria de Saúde – Augusto Barreto Campello;

- Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais – João Batista da Silva Leal;

- Secretaria de Assuntos Jurídicos – Rafael Odon Gomes da Queiroz;

- Secretaria Estadual de Defesa Social – Ten. Cel. Marcos Aurélio Ramalho de Souza.

Representantes titulares dos seguimentos da sociedade:

- Igrejas – Lenivaldo da Silva Correia;

- Câmara de Dirigentes Logísticas (CDL) – Raimundo Lopes;

- Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Reginaldo Lopes da Silva;

- Guarda Municipal - Josias da Silva Santana;

- Escolas de Ensino Privado – Raul Dantas da Silva Neto;

- Sindicato dos Servidores Municipal – José Ângelo Carvalho Damasceno;

- Sociedade Civil – Ricardo Alves Ferreira;

- Sociedade Civil – Fernando Ventura Guimarães.