Saúde |

Bloco “As Poderosas do Janga” agita a Orla do Paulista ao som do frevo

A Orla do Janga se transformou no pátio do frevo e a animação tomou conta dos que participaram de mais uma edição do bloco “As poderosas do Janga”, que homenageou a cantora Carmem Miranda. A prévia carnavalesca chegou a sua sétima edição e reuniu, nesta terça-feira (19.02), os idosos do Programa Saúde em Movimento, da Secretaria de Saúde do Paulista, para uma manhã de muita alegria e descontração ao som das orquestras e com o melhor do nosso Carnaval. O bloco saiu do Bar do Bebeto, percorreu a Avenida Doutor Cláudio José Gueiros Leite por cerca de um quilômetro e concluiu o seu trajeto na Praça das Quatro Torres, também na Orla.

A Dona Valdívia Cavalcante vive a folia de Momo desde pequena e elogiou o bloco. “Eu adoro o Carnaval, eu nasci no bairro de São José, no Recife, e fui fundadora de diversas agremiações daquele bairro. Hoje tenho 75 anos, mas o Carnaval não sai de mim. Eu venho todo ano, pois é bem perto da minha casa e gosto demais de participar. Eu acho que começou pequenino, mas que vem crescendo a cada ano e ficando melhor”, concluiu.

A secretária de saúde do Paulista, Fabiana Bernart, ressaltou a importância dessas ações na vida dos idosos. “O que vemos aqui hoje é um momento de alegria para esses grupos que se encontram o ano todo. Nós sabemos que a população idosa vem crescendo muito, e em alguns anos ela será três vezes maior que a população atual. E para trabalharmos com o público da terceira idade, nós temos de dar autonomia. E para que isso aconteça, ele tem que estar bem e disposto, e esses grupos de atuação do Programa Saúde em Movimento não somente realizam atividades físicas, como desenvolvem e atuam na autonomia do idoso para que eles possam ter uma vida social e para que eles possam ter disposição para realizar várias atividades”, frisou a secretária.

O prefeito Junior Matuto esteve presente mais uma vez na programação e destacou a alegria da gestão em realizar o bloco. “É uma alegria e uma satisfação enorme, como gestor, poder amanhecer em clima de Carnaval com as Poderosas do Janga. Elas nos contagiam com tanta animação, com tanta alegria, passando sempre a mensagem de que devemos brincar o Carnaval com espírito de muita paz e fraternidade”, concluiu.

O Programa Saúde em Movimento é um programa da Secretaria de Saúde do Paulista, onde o público da terceira idade participa também de atividades físicas, recreativas e de integração social. Atualmente, a cidade conta com 28 polos espalhados em diversos bairros e que atendem mais de três mil pessoas.