Segurança e Mobilidade |

Segurança do Paulista apresenta propostas de prevenção à criminalidade para equipe do Pacto pela Vida

De volta à Pernambuco, após agenda no Ministério da Justiça e Segurança Pública, o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista Manoel Alencar, esteve nesta quarta-feira (14.02) na sede da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (SEPLAG), no Recife, para apresentar à equipe do Pacto pela Vida, as pautas de prevenção que foram propostas ao ministro Sérgio Moro.

Acompanhado dos demais secretários municipais de Segurança da Região Metropolitana do Recife (RMR), Alencar acertou a realização de reuniões trimestrais com os gestores, para avaliar os dados estatísticos relativos à criminalidade e a violência em Pernambuco.

“O estudo e a avaliação da criminalidade ajudam a sistematizar mecanismos que contribuam com a diminuição dos atos criminosos. Precisamos ser pontuais e estratégicos em nossas tomadas de decisão, para melhorar o quadro do país no tocante a segurança pública. Não tenho duvidas de que essa integração entre os órgãos de segurança pode ser bastante positiva para a população”, afirmou o também presidente do Conselho Nacional dos Gestores e Secretários de Segurança (CONSEMS).

Alencar também propôs a fundação de uma Câmara de Integração dos municípios de Pernambuco no Pacto pela Vida, e a criação de políticas de segurança específicas para os moradores de rua.

“A reunião foi bastante proveitosa. Pudemos mostrar que Paulista está avançando na segurança pública com a gestão do prefeito Júnior Matuto. Apresentamos, com muita satisfação, o nosso sistema de vídeo monitoramento, que em breve passará a contar com 66 câmeras, e o modo operacional do programa “Crack, é Possível Vencer”, outra iniciativa apoiada pelo prefeito”, encerrou Alencar.