Segurança e Mobilidade |

Gestor de Segurança Pública do Paulista viaja até Brasília para solicitar recursos à União

O secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, esteve nesta terça-feira (12), em Brasília, com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, para solicitar ao Governo Federal, um repasse direto de recursos para os municípios. De acordo com Alencar, a captação de verbas oriundas da União, ajudariam as prefeituras em ações de prevenção e combate a criminalidade.

“Os prefeitos e secretários municipais são constantemente cobrados pela falta de segurança. A população procura o político mais próximo para obter uma resposta, e muitas vezes o poder executivo municipal nem dinheiro tem para fazer investimentos no setor”, afirmou o também presidente do Conselho Nacional dos Gestores e Secretários em Segurança (CONSEMS), Manoel Alencar.

Ainda de acordo com Alencar, a Secretaria Nacional de Segurança Pública não transferiu, nos últimos anos, o capital esperado pelos municípios para ações preventivas de segurança. “Paulista não recebe recursos da SENASP há algum tempo. É complicado fazer segurança, prevenção, sem condição financeira. Estamos querendo uma divisão justa de recursos, que venha a fortalecer de fato o papel do município na segurança pública”, destacou Alencar, cobrando uma participação maior das cidades na execução do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

Alencar volta para Paulista nos próximos dias, onde se reúne com o prefeito, Júnior Matuto, para passar o desdobramento completo da viagem. “Acredito que o encontro foi bastante positivo. O Ministro, Sérgio Moro, ficou de estudar todas as propostas que foram colocadas em pauta, e talvez, em breve tenhamos novidades”, concluiu Alencar.