Executiva de Imprensa |

Dicas para um bom funcionamento do ar-condicionado

Um pequeno curto-circuito pode causar um incêndio na sua casa. Por isso, medidas devem ser tomadas para que esse tipo de acidente não aconteça. Sempre que surge um problema na rede elétrica de casa, sempre tem alguém para dar aquele famoso ‘jeitinho’, puxa uma extensão daqui, faz uma adaptação dali e quando vê, o problema é maior do que possamos imaginar. O curto-circuito ocorre quando há uma sobrecarga na rede elétrica. Separamos algumas dicas para evitar esse tipo de acidente, confira abaixo:

- Não sobrecarregue as tomadas, o uso do T não é uma boa ideia;

- Não use fios desencapados ou mal conservados;

- Evite instalar tomadas próximo de locais onde há água;

- Quando o disjuntor desarmar com frequência é um mau sinal, é importante chamar um eletricista para fazer a manutenção da rede elétrica;

- Não deixe cortinas e tapetes em contato com fios e tomadas, caso aconteça um curto-circuito eles podem pegar fogo;

- Pelo menos a cada cinco anos é necessário fazer a manutenção de todo circuito elétrico da sua casa com um eletricista qualificado;

- Quando for viajar desligue todos os aparelhos, ou até mesmo a rede elétrica;

- Quando houver oscilação na energia, tire os aparelhos das tomadas para evitar que eles queimem.

Assim como qualquer equipamento, os aparelhos de ar-condicionado também precisam de cuidados para um bom funcionamento, e para evitar todos esses problemas citados acima, é de suma importância efetuar a manutenção do mesmo. Fazendo a manutenção regularmente, garante que o ar-condicionado funcione em perfeito estado, evitando panes, economia de energia e maior vida útil de todas as peças.

A limpeza dos filtros deve ser feita a cada 15 dias, lavando-o em água corrente e retirando a poeira do aparelho com o pano seco. Para uma limpeza mais profunda, o recomendado é fazer a manutenção anualmente, com a presença de um técnico especializado. Já a realização da manutenção na parte elétrica da casa, é necessária fazer pelo menos a cada cinco anos com um eletricista qualificado.