Direitos Humanos/Cidadania |

Visibilidade Trans: uma luta pela igualdade

Nesta terça-feira, 29 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional da visibilidade TRANS. Essa data é muito significativa para a luta diária das travestis e transexuais de todo o país. Nossa cidade, através Movimento LGBT do Paulista - Luta Força e Resistência - abraça essa ideia e reforça a importância do reconhecimento e respeito para com essa população. Aproveitando esse dia especial vamos compartilhar com vocês a história do paulistense, do bairro de Maranguape II, Heitor Guarashy.  Acompanha com a gente essa história de vida e superação.

Meu nome é Heitor Guarashy, tenho 33 anos de idade, sou técnico em enfermagem, casado e homem trans. Nasci no corpo de menina, recebi o nome no gênero feminino e fui orientado para ser esposa, mãe e dona de casa. Cercado por bonecas e brinquedos que me ensinariam à ser como tal. No entanto, desde muito cedo eu sabia que de nada eu me identificava. Eu queria jogar bola, rodar pião, pilotar moto, brincar de carrinho, servir as forças armadas, entre outras coisas que em nada correspondiam as expectativas dos meus pais.

Durante um tempo, era importante me adequar aos padrões para me sentir parte do grupo familiar. Mas isso me consumia de tal forma que já não podia mais suportar. Entre o caminho de entender o que estava acontecendo comigo até agora, houve muitas dúvidas, brigas, rompimentos com a família, desafetos, crises de ansiedade, momentos de angústia e solidão.

Conhecer a existência de outras pessoas iguais a mim, me fez perceber que eu não estava sozinho. Que eu não sou uma "aberração" como muitos falavam. Que eu sou gente, sujeito de direitos, cidadão e pessoa humana como qualquer outra nas suas mais variadas formas. Hoje, empoderado, conhecedor dos meus direitos, de posse de nova documentação que me representa, me sinto realizado e feliz.