Direitos Humanos/Cidadania |

Confira dicas para aproveitar as ofertas da Black Friday com consciência

Novembro é o mês mais aguardado pelos consumidores porque acontece uma das maiores promoções nas lojas em todo o país: a Black Friday ou sexta-feira negra. Os grandes descontos nos produtos ocorrem sempre na quarta sexta-feira do mês para renovar os estoques para o Natal.

O dia é uma tradição nos Estados Unidos, no qual se realiza após o feriado de Ação de Graças. Como no Brasil não se comemora a data, o comércio encontrou um grande impulsionador para o sucesso da data: o pagamento do 13º salário. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas do Paulista (CDL), a expectativa é que as vendas movimentem o comércio em torno de 6%.

Mas, para não cair em ciladas, é importante controlar a ansiedade com as "megaliquidações" e preços aparentemente baixos e tomar alguns cuidados antes de sair comprando por aí.

Confira algumas dicas do Procon Pernambuco para aproveitar a Black Friday:

Planejar é um fundamental:

Para não gastar mais do que pode, a dica é fazer uma lista de produtos que precisa e que gostaria de comprar. Tente estabelecer um limite de gastos. Assim, saberá exatamente quanto da sua renda estará comprometida.

Pesquise antes:

Uma das regras para se dar bem na Black Friday é pesquisar.  Muitas empresas maquiam o preço para que o produto pareça mais barato. Ou seja, sobem o valor na véspera e baixam na data como se fosse uma oferta. Essa prática é considerada publicidade enganosa e o estabelecimento pode ser penalizado.

Site seguro:

É bom checar se a empresa realmente existe, verificando se possui endereço físico e canal de relacionamento com o consumidor. Também é importante acessar o histórico de reclamações no Procon de seu município e no site consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça, para verificar a reputação da loja.