Educação |

Confira os benefícios do ensino à distância

Devido ao grande avanço da tecnologia, hoje em dia é possível aprimorar conhecimentos e desenvolver habilidades na carreira profissional sem precisar sair de casa. Todo ano, milhares de novos cursos são reconhecidos pelo MEC e as matrículas em graduações a distância já passam de um milhão, de acordo com o último Censo do Ensino Superior. Está cada vez mais comum ouvir falar em Ensino à Distância (EAD) no Brasil, muitas universidades tem colocado cadeiras online na grade curricular dos alunos para que eles se adaptem ao novo formato de ensino.

Estudar online, além de ser economicamente melhor, traz diversos benefícios para quem não pode frequentar uma universidade de forma presencial. Os cursos online podem complementar habilidades e facilitar o ingresso no mercado de trabalho.

Outra grande vantagem do ensino a distância é o poder de escolha do aluno de quando e onde estudar. Os conteúdos ficam sempre disponíveis, via internet, durantes todos os dias da semana, inclusive nos feriados. Muitos cursos online também disponibilizam bibliotecas virtuais acessíveis durante as 24h. Os alunos podem acessar os conteúdos de onde estiver, nos horários mais convenientes para sua rotina.

Em alguns casos as atividades de laboratório, provas e trabalhos finais são feitos de forma presencial. Pessoas mais tímidas, que nem sempre se sentem à vontade para expressar suas dúvidas e opiniões, encontram no ambiente EAD um espaço livre para fazer suas contribuições.

Sem horário fixo pra cumprir, o aluno precisa ter muita responsabilidade para organizar seu tempo para realizar as atividades do seu curso. Por essa razão, a disciplina e organização acabam sendo parte da vida de quem faz um curso online. O EAD também estimula o aluno a seguir seu próprio ritmo e desenvolve a autonomia, que é algo extremamente valorizada no mercado de trabalho.