Meio Ambiente |

Estudantes do Paulista participam de mutirão de limpeza na praia de Marinha Farinha

“Não podemos jogar lixo no mar porque prejudica os animais. O que vou levar para o resto da vida é pra nunca mais jogar lixo na praia e no mar, porque além de contribuir para a população, deixa o local feio. Em casa, vou poder ensinar aos amigos a separação do lixo e também para não joga-los no chão”, disse animada a estudante Maria Vitória Santos, do 6° ano, da Escola Municipal Irmã Assunta, sobre os ensinamentos adquiridos no mutirão de limpeza dos mares.

A iniciativa aconteceu na manhã desta sexta-feira (21.09), na unidade de ensino que fica localizada em Maria Farinha, dando prosseguimento as ações da Semana Municipal LixoZero e reuniu os alunos do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental. No encontro, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente do Paulista bateu um papo descontraído com os estudantes sobre os cuidados com o descarte incorreto do lixo nas praias, a importância de utilizar o conceito do 5Rs (Reduzir, repensar, reaproveitar, reciclar e recusar) e os danos causados aos animais marítimos.

Logo em seguida os alunos foram distribuídos em grupos onde puderam percorrer um trecho da praia em busca de lixo descartado incorretamente no local. A ação foi finalizada com a conferência do que mais inusitado foi encontrado nas buscas. Erika Costa, analista ambiental, fez parte da iniciativa com os estudantes e destacou a importância de reforçar a educação ambiental nas escolas.

“Os estudantes quando aprendem o que ensinamos aqui se tornam multiplicadores. Passam para os pais e amigos e será um cidadão que já começa a praticar o certo. Fortalecendo a sustentabilidade, porque além deles praticarem agora para a geração deles, isto vai ter um resultado positivo para a geração futura”, finalizou.

Dia da Árvore

Em alusão ao Dia da Árvore comemorado em todo o Brasil hoje, a Escola Municipal Irmã Assunta aproveitou a ocasião para plantar junto aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, mudas de plantas que foram doadas para unidade de ensino pela Secretaria de Meio Ambiente do Paulista.

A iniciativa visa preservar os valores dos cuidados que os estudantes devem ter com as árvores. Pensando em acompanhar o crescimento dessa planta, a instituição de ensino decidiu trabalhar esta ação com os pequenos, que vão poder regar e dar os cuidados necessários para o desenvolvimento dessa árvore.

A gestora da instituição de ensino, Ana Paula, ressaltou o quanto a iniciativa representa para a escola. “Das nove mudas que ganhamos, duas são pitangueiras, então decidimos plantar elas porque são árvores de pequeno porte e podemos acompanhar o seu crescimento. Além de, futuramente, podermos  comer do fruto dela”, afirmou.