Educação |

Com foco na prevenção, Paulista lança o Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd

A partir desta quarta-feira (14.03), estudantes de 16 escolas da rede municipal iniciam as atividades de formação do Programa Educacional de Resistências às Drogas – Proerd. Lançada nesta manhã, em evento no auditório do Senac, em Jardim Paulista Baixo, a iniciativa vai proporcionar aulas diferentes aos alunos matriculados nos 5º e 7º anos, que passam a contar com instruções importantes de policiais militares do 17º BPM. Ao longo de dez encontros, os PM’s vão disseminar a cultura de paz nas unidades de ensino, por meio de palestras e estudos de caso sobre prevenção ao uso de drogas e o enfrentamento à violência. O trabalho faz parte da parceria entre a Prefeitura do Paulista e o Governo de PE.

Ao todo, 1,2 mil alunos serão beneficiados pela iniciativa nesse primeiro momento. Até o fim do ano a expectativa é de que 3 mil sejam contemplados. “Essa é mais uma ação que estamos realizando em parceria com o Governo do Estado em prol dos nossos estudantes, afinal, entendemos que a implantação do Proerd nas escolas vai garantir a nossa juventude a oportunidade de conhecer os perigos do mundo das drogas, que só leva à violência, à criminalidade e a morte. Estamos esperançosos que em pouco tempo vamos alcançar os nossos objetivos”, frisou o secretário de Educação, Carlos Junior.

Participando do evento, a educadora Cinthia Albânia, que é diretora da Escola Municipal Salvador Dimech, no bairro do Janga, disse que o Proerd muda o comportamento dos alunos. “Esse programa é capaz de transformar conceitos dentro da unidade de ensino e também dentro da casa de cada estudante envolvido. Temos relato na nossa escola de um aluno que repreendeu os pais porque eles fumavam. E ele só fez isso porque essa questão foi trabalhada pelos policiais nas escolas. Então fica nítida a mudança de atitudes com a família e os colegas da escola” revelou a gestora.

O secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, aproveitou a ocasião para reforçar que o trabalho preventivo vai contribuir com o que vem sendo feito na cidade. “Esse é mais um esforço da gestão do prefeito Junior Matuto com a segurança das pessoas. À medida que as formações forem acontecendo teremos uma legião de estudantes mais conscientes e comprometidos com a cultura de paz nas escolas. Essa iniciativa vai proporcionar o resgate dos valores da família dentro e fora das escolas, onde o respeito, a moral e a educação andam lado a lado”, disse.

O Proerd foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, e está presente em cerca de 60 países, bem como em todos os estados do Brasil. Em Pernambuco, ele começou a ser implantado nos anos 2000, tendo a primeira formação de estudantes no ano seguinte. Ao longo desse período, conseguiu formar quase 800 mil alunos. Em 2017, algumas escolas foram contempladas com a iniciativa. Agora a meta é beneficiar toda a rede de ensino.

Um dos representantes da Polícia Militar no evento, o capitão Fábio Santos disse que o programa tem tudo para dar certo porque conta com o apoio integral da prefeitura. “O Proerd já passou por todos os 184 municípios pernambucanos e o distrito de Fernando de Noronha. Por conta dessa experiência, temos como identificar quando o município está envolvido com o programa. E aqui em Paulista existe um engajamento muito grande dos gestores municipais para que a formação aconteça da melhor forma possível”, assegurou.