Educação |

Professores do Paulista participam de Seminário para Alfabetização na Idade Certa

Na manhã desta terça-feira (14.11) foi realizada a abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa estadual que tem o compromisso solidário com o processo de letramento infantil.  O evento reuniu professores da rede municipal de ensino, e contou também com a presença da representante  da Regional (GRE), Michelle Renata de Moraes. A ação foi realizada no Senac, em Jardim Paulista.

O PNAIC foi iniciado no mês de novembro e deve cumprir a programação até maio de 2018. Com um novo formato, o diferencial do programa é a proposta de parceria com a educação infantil e o novo mais educação, buscando letrar as crianças de forma lúdica e dinâmica, contribuindo com a ampliação de visão de mundo dos estudantes. Sem desrespeitar o tempo das crianças.

A coordenadora do projeto no município, Angélica Alves, deixou claro a importância do projeto para um possível avanço na cidade.  “Eu estou atuando há cinco anos na rede municipal, nas salas de aula, e tenho notado a diferença das gerações. Nós, docentes, viemos percebendo a necessidade de levar o processo de alfabetização e letramento para as crianças mais novas, pois é na alfabetização que construímos a base para o futuro.”

Para motivar os alunos, os educadores terão autonomia na utilização de amplo repertório de práticas. Buscando manter o controle da qualidade, as ações terão um acompanhamento periódico. A ideia é que os professores compartilhem experiências vividas em sala de aula uns com os outros, reafirmando que o professor criativo faz a diferença.

PNAIC  Criado em 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas plenamente. Para isso, ele contempla a participação da União, estados, municípios e instituições de todo o País.