Educação |

Educação do Paulista realiza ação de sensibilização com pais de alunos especiais

Abrindo a programação das comemorações da Semana da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Educação do Paulista realizou na manhã desta segunda-feira (21.08), nos polos que atende às crianças especiais das escolas da rede, uma atividade de sensibilização voltada aos pais dos alunos.

Durante o evento, professores realizaram dinâmicas com distribuição de corações onde os pais deviam formar uma frase de conscientização. Em um dos momentos da ação, a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Escola Municipal São Bento, no bairro de Artur Lundgren I, Lidiana França, utilizou uma caixa que simbolizava um baú de tesouro. Os pais deveriam abrir a caixa e falar sobre as joias que são os seus filhos. Na ocasião, houveram relatos emocionados de como superaram a deficiência dos filhos.

Para Lidiana, é gratificante a experiência com os estudantes e pais. “Estou deixando minha marca, fiz a diferença na vida deles. Hoje vi uma mãe abraçando seu filho, isso antes não acontecia. Ela cortou o cabelo da criança, e disse que se pudesse abriria os olhos dele porque não o vê como uma criança deficiente”, disse.

Maria do Carmo Cândido, mãe de Lucas Job Cândido, com síndrome de Down, matriculado na Escola Municipal Frederico Lundgren, também em Arthur Lundgren I, disse que apesar de todas as dificuldades enfrentadas depois do nascimento, e durante toda vida vem lutando para a educação do filho. “O Lucas foi bem recebido, tenho total confiança em deixa-lo na escola. Quero agradecer o apoio que temos recebido. Aqui, meu filho não é visto como uma pessoa deficiente”, enfatizou.

A coordenadora do Núcleo da Coordenação da Educação Especial, Bernadete Brandão, disse que a iniciativa da ação é mobilizar as famílias para conhecerem o trabalho desenvolvido com os filhos nos polos. “A ideia é criar espaços de comunicação, socialização e ideias vividas. Cada pessoa contando a sua experiência para o outro, e conhecendo a deficiência do próximo”, disse.

A programação se estende por toda semana e contará com várias atividades, incluindo palestras e atividades nas escolas. O evento é comemorado em todo país anualmente e busca chamar a atenção para cidadania e inclusão social das pessoas com deficiência.

Confira a programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência:

Dia 22 /08 – Palestra com a coordenadora do núcleo especial da rede, Bernadete Brandão, no SENAC em Jardim Paulista. De 8h as 12h e as 13h as 17h. Com o tema “Deficiente, sim. Ineficiente, não!”, para os professores da educação infantil ao 3º ano.

Dia 23/08 – Atividade pedagógica/recreativa com os alunos da rede municipal de ensino da educação infantil ao 5º ano. Com o tema “Meu amigo diferente”, das 8h às 17h. Com a mediação dos professores da sala regular, professores do AEE e apoios escolares.

Dia 23/08 - Palestra aos professores do EJA, no turno da noite, das 18 às 21h, no Centro de Formação – Escola Presidente Kennedy. Com Bernadete Brandão, com o tema “Deficiente, sim. Ineficiente, não!”.

Dia 24/08 – “I Encontro das Famílias dos Estudantes com Deficiência da Rede Municipal de Ensino  do Paulista”. No SENAC, em Jardim Paulista. Das 8h às 12h. Para pais, estudantes inclusos na rede e gestores escolares. Encerrando a semana na rede municipal de ensino.