Políticas Sociais |

Paulista sedia acampamento regional de handebol

O Acampamento Regional de Desenvolvimento e Melhoria Técnica do Handebol chega à cidade do Paulista. A ação, estruturada pela Confederação Brasileira de Handebol, oferece atividades lúdicas e específicas para os atletas inscritos durante os três dias do processo, que teve início nesta sexta-feira (14) e segue até o domingo (16.07), no Ginásio do SESI, em Paratibe. Passando por cidades de alguns estados brasileiros, o evento tem o objetivo de dar chance a jovens atletas que ainda não tiveram oportunidade de mostrar desempenho e tentam ingressar na Seleção Brasileira de Handebol. No Paulista, participam 40 atletas de idade entre 12 a 16 anos.

O Acampamento também tem o intuito de capacitar professores e profissionais do esporte para que os mesmos sejam inseridos no contexto do que a Seleção precisa e instruam seus atletas durante os treinamentos diários nos seus clubes. Serão selecionados 64 atletas em todo o Brasil durante as fases regionais, onde esses atletas participarão de uma seleção nacional posteriormente para tentarem um lugar no time brasileiro.

Para conseguir ingressar na Seleção Brasileira, era necessário um convite para atletas que apresentassem um contexto técnico e que apresentasse porte físico e habilidades técnicas, de acordo com a necessidade que a seleção externava. Com isso, vários atletas poderiam ficar de fora dessa convocação e o time acabava perdendo oportunidade de encontrar jogadores que apresentassem uma qualidade técnica proveitosa e promissora.

A ação realizada na cidade é uma parceria da Federação Pernambucana de Handebol e a Secretaria de Políticas Sociais e Esporte do Paulista, e conta com a presença de treinadores locais e nacionais renomados. Nesta edição, contou com os trabalhos do supervisor da Seleção Brasileira adulta, Cássio Marques, que aprecia a ação que está abrangendo as diversas regiões. “Isso vem nos ajudado a fortalecer o handebol em todo o país, que é a parte mais importante do nosso trabalho. Dando oportunidade e visibilidade para atletas em todo o Brasil”, comenta ele.

O secretário Augusto Costa incentiva o trabalho e ressalta a importância da cidade sediar um evento de grande importância para os jovens, que recebem todo o apoio durante a estadia. “É fundamental, já que estamos incentivando uma nova prática de esporte. Trazendo um Acampamento de Handebol de nível nacional para o município, temos a certeza de que estamos contribuindo para a prática do esporte na cidade e o desenvolvimento dos nossos atletas”, ressalta.