Tributos |

Tome cuidado ao receber suposto e-mail da Receita Federal

Em época de envio de declaração de imposto de renda a atenção deve ser redobrada. Os golpistas aproveitam para tentar roubar dados das pessoas por meio de e-mails falsos. Pensando nisso, a Receita Federal publicou um comunicado para esclarecer algumas dúvidas:

De acordo com a Receita, as mensagens utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais e iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras do cidadão desavisado.

-A Receita não envia e-mails ao contribuinte, caso ela precise entrar em contato com os contribuintes é enviada uma correspondência na residência da pessoa.

-O Programa Gerador do IRPF deve ser obtido diretamente na página da Receita na Internet em www.receita.fazenda.gov.br

- Os e-mails falsos costumam ter erros de português grosseiros.

- Mesmo em e-mails que não seja da Receita, você deve sempre evitar abrir arquivos anexados de mensagens desconhecidas, pois as mesmas podem conter programas que causam danos ao computador ou capturam indevidamente seus dados.