IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Meio Ambiente |

Aprenda como criar uma horta comunitária

A rotina pesada de muitas pessoas que vivem nos grandes centros não ajuda muito no plantio de hortaliças. Já foi mais comum ver pés de legumes espalhados pelas cidades, contudo, ainda é possível plantar, mesmo com uma área reduzida. Diante da falta de espaço parece algo difícil, mas se o planejamento for feito em comunidade, em alguma praça, ou mesmo em um telhado, é possível sim criar uma horta comunitária.

Com a escassez de espaços e para reduzir os custos, canteiros e vasos podem ser uma opção apropriada, para quem deseja colher alimentos orgânicos fresquinhos, em parceria com a vizinhança. A iniciativa de criar uma horta comunitária traz muitos benefícios para os moradores de um bairro. Além disso, a horta une os vizinhos por uma ação que permite aos adultos e crianças acompanhar o crescimento das plantinhas, e ver a natureza funcionando de perto. A horta urbana pode ainda fazer com que todos tenham uma vida ainda mais saudável.

Algumas dicas são indispensáveis para a preparação de uma horta comunitária:

Planejar e escolher um espaço adequado – É importante projetar antes de iniciar o plantio e escolher bem o local, seja uma praça, um quintal, ou qualquer canto da cidade que receba muitas horas de sol por dia, e água de boa qualidade. A água contaminada pode prejudicar o funcionamento das hortaliças.

Encontre colaboradores e divida as tarefas – Ache pessoas de perto, como a família, amigos e voluntários que estejam dispostos a ajudar e cuidar das hortaliças diariamente. É importante conversar sempre e deixar clara a periodicidade de cada um nas tarefas do dia-a-dia, para não sobrecarregar ninguém e manter o bom funcionamento.

Entenda como funciona – Ter conhecimento sobre tudo o que se pretende plantar é muito importante, procure se reunir com todas as pessoas envolvidas e saber das especificidades de cada produto a ser plantado. Estudar sobre cada item cultivado aumenta a produtividade e a qualidade da horta. Procure saber a melhor época do ano para seu plantio.

Como preparar a terra para o plantio – Para uma boa plantação revire a terra a uns 15 cm de profundidade, evitando que ela fique fofa e, se necessário, corrija o solo com cal hidratada ou serragem. Peça ajuda a um agrônomo ou jardineiro! Para adubar a plantação use adubo natural como pó de café usado e cascas e polpas de frutas. Esterco, palhas e galhos também podem ser utilizados, pois, ao apodrecerem, formarão adubo orgânico. Marque um dia de sol com o grupo que se dispôs a ajudar e é só colocar a mão na massa.

Anote todas as atividades feitas pelo grupo – Para acompanhar o funcionamento do plantio é importante fazer uma espécie de diário, anotar informações positivas e negativas do grupo é muito importante, para que outros erros não sejam cometidos.

Divirta-se – Depois de toda a espera e diversão chegou a vez de ser recompensado pelo esforço. Nesta etapa você vai se orgulhar por cada conquista. Ver as hortaliças crescendo será um prazer. Celebre suas conquistas com todos os que aguardaram no processo. Vale lembrar que o local é de todos os envolvidos e o fruto do trabalho deve ser feito com muito bom senso.

 

 

 

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441