IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Finanças |

Controle o uso do gás de cozinha para diminuir os custos domésticos

Em tempos de crise econômica qualquer tipo de redução de gastos é bem-vinda. Controlar o consumo de energia, água, telefone...E até mesmo o gás de cozinha vai fazer uma considerável diferença no bolso. Atualmente, um botijão varia de R$ 45,00 a R$ 50,00. 

 

Algumas medidas simples adotadas pela dona de casa irão propiciar o uso adequado e evitar o desperdício do gás e reduzir os custos domésticos:  

1 - O primeiro procedimento para economizar é manter as bocas do fogão sempre limpas. A sujeira acumulada vai gerar mais gasto, já que vai demorar mais para cozinhar os alimentos.

2 - Picar os alimentos auxilia na rapidez do cozimento e na diminuição do consumo do gás. 

3 - Não encha a panela em demasia para cozinhar os alimentos. Coloque num nível suficiente para que eles fiquem imersos. 

4 - Mantenha a tampa da panela fechada depois que a água ferver. Nesse momento você também pode abrandar o fogo.

5 - É fundamental deixar o feijão de molho por 12 horas, em média. Essa atitude acelera o cozimento e diminui o gasto do gás. Alimentos como grão de soja, semente de trigo, grão de bico, entre outros, podem ficar de molho e os resultados são bem favoráveis na diminuição do gás. 

6 - A velha panela de pressão é fundamental para oferecer mais rapidez ao cozimento. Na hora de preparar feijão, batata e moranga esse tipo de utensílio doméstico é um grande aliado. 

7 - A dona de casa pode ter economia de gás, inclusive, ao escolher a boca do fogão de acordo com o tamanho da panela. Os recipientes menores devem ficar nas bocas pequenas e as panelas grandes nas maiores.

8 - Planeje o preparo de refeições com o uso do forno. Até ele aquecer é gasto muito gás, assim, a dica é usá-lo para assar e/ou esquentar alimentos.

9 - Troque as panelas com o fundo amassado, cozinhe os legumes mais duros primeiro e depois adicione à panela os que cozinham mais rápido e evite cozinhar com fluxo de corrente de ar.

10 - Observe se o botijão não está vazando. Para testar umedeça uma esponja com sabão e coloque sobre a boca do botijão. Aproveite para enroscar novamente o registro.   

 

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441