IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Arboviroses: saiba como se prevenir e diferenciar a dengue, chikungunya e a zika

Pernambuco é um dos estados brasileiros que mais sofrem com as infecções por arboviroses. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), entre os dias 3 de janeiro e 25 de junho, pelo menos 83.181 casos de dengue foram registrados, 39.160 de chikungunya e outros 10.477 de zika vírus. 

 

Para evitar a proliferação dessas doenças, a população tem um papel primordial. Contra as arboviroses, a principal prevenção é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para isso, é preciso eliminar todos os possíveis criadouros com água parada, como pratos de vasos de plantas, lixo nos quintais (até mesmo tampinhas de garrafa), manter os reservatórios como caixas de água e piscinas tampados e cobertos.

 

Embora os especialistas afirmem que a melhor época para se combater mosquitos é no verão, quando chove pouco, é importante lembrar que as arboviroses também podem ocorrer no inverno.

 

» Saiba mais sobre as arboviroses mais populares e qual é a diferença entre elas.

 

- Dengue

A mais conhecida das três arboviroses, possui como sintomas mais comuns febre alta; cansaço excessivo; dores de cabeça, atrás dos olhos e no corpo; náuseas e vômitos.

 

- Chikungunya

Apesar de ter sintomas parecidos com a dengue, a grande diferença da chikungunya está no seu acometimento das articulações: pacientes sofrem com fortes dores, podendo ser acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

 

- Zika Vírus

Causada pelo vírus ZIKA, tem sintomas semelhantes aos da dengue, como febre, diarreia, náuseas e mal-estar. Porém, a grande diferença da doença é a erupção cutânea acompanhada de coceira intensa no rosto, tronco e membros, podendo atingir a palma das mãos e a planta dos pés. Fotofobia e conjuntivite são outros sinais da infecção causada pelo vírus.

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441