Saúde |

Em Paulista, Junior Matuto entrega mais uma Unidade de Saúde à população

“Posso dizer com todas as letras que hoje estou realizando um sonho. Nós, moradores dessa comunidade, estávamos precisando de um posto de saúde lindo e aconchegante como este. Quero agradecer imensamente ao prefeito Junior Matuto por ter escutado o nosso apelo e cumprido a sua promessa”. Essas foram às palavras emocionadas da dona de casa Maria Elizabeth, 57 anos, que participou da solenidade para entrega de mais Unidade de Saúde no Paulista, na noite desta quinta-feira (30.06).

O evento, que marcou a inauguração da USF do Alto da Roseira, aconteceu no bairro da Vila Torres Galvão e contou com a presença do prefeito Junior Matuto, do vice Jorge Carreiro, além de moradores e secretários do governo. O centro médico que antes ficava instalado em um imóvel alugado na Rua Alto da Roseira, nº 46, agora passa a atender a população em uma sede própria, localizada na Rua Frei Caneca, s/n.

“Essa unidade está sendo entregue hoje com uma estrutura impecável, que além de  proporcionar melhor qualidade de trabalho aos profissionais, vai oferecer a população serviços que antes não eram realizados, como o atendimento odontológico”, ressaltou a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart.

De acordo com o radialista Denis Araújo, 49 anos, a nova unidade de saúde chegou para dar o conforto necessário aos moradores da comunidade. “O antigo posto, apesar de ter uma boa equipe de profissionais, não oferecia o auxílio necessário que nós como usuários merecemos. Agora, com essa nova estrutura, tudo vai melhorar", completou.

“Hoje estamos aqui para reafirmar o nosso compromisso a população. A entrega desse equipamento, além de ser a realização de um sonho antigo da população, é também um desejo dos profissionais que trabalham aqui. Ficamos felizes porque sabemos que as pessoas que vão prestar serviço nessa unidade irão realizar um trabalho de qualidade, pois colocam sentimento no que fazem, e é exatamente isso que move a nossa gestão”, finalizou o prefeito Junior Matuto.

O posto de saúde ganhou novos equipamentos e foi totalmente climatizado. A unidade tem capacidade para atender cerca de três mil usuários por mês, com clínico geral, dentista, enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O Alto da Roseira é equipado com dois consultórios, farmácia, sala de vacinação e de curativo, recepção, gerência, copa e banheiro.

Foram investidos R$ 207 mil na adaptação do novo espaço numa estrutura mais adequada para uma USF, garantindo mais conforto e qualidade no atendimento à população. Os recursos são oriundos da Prefeitura do Paulista e do Governo de Pernambuco, por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (FEM). Além da garantia da nova sede para a USF do Alto da Roseira, a gestão municipal já entregou seis das oito unidades previstas pela Secretaria de Saúde e reformou 32 centros médicos da cidade.