Políticas Sociais |

Emoção e alegria marcam formatura do Programa Mulheres Mil no Paulista

A batida forte da percussão, misturada com a leveza de apresentações de balé clássico, deram início ao evento para a formatura de cerca de 50 mulheres do Paulista, na noite desta quarta-feira (15.06). Na ocasião, as formandas receberam os certificados de conclusão referentes a cursos de qualificação profissional oferecidos pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais, Esportes e Juventude, em parceria com a UFRPE. A solenidade, repleta de emoção e simbolismo, aconteceu no Clube Municipal do Nobre, em Paulista.

Ao todo, três cursos foram oferecidos ao público feminino, entre eles: operador de supermercado, inspetor de qualidade e condutor de turismo. As aulas, que duraram seis meses, foram ministradas na Escola Municipal José Firmino da Veiga, Centro, e no Centro de Formação Profissional, localizado no Engenho Maranguape. As atividades aconteceram nos turnos da tarde e noite.

Animada, a dona de casa Geocélia Silva, 37 anos, falou sobre a satisfação em ter participado do curso. “Aproveitei a oportunidade oferecida pela prefeitura, que não poderia ter chegado em melhor hora. Fiz o curso de inspetor de qualidade e agora meu objetivo é conseguir um emprego na área.” Ela aproveitou também para elogiar a segurança e o ambiente onde participou dos encontros. “Minhas aulas foram realizadas no Firmino da Veiga, que além de ser um colégio agradável e estruturado, não deixou a desejar quanto a nossa segurança. Durante as aulas sempre tinha um guarda cuidando da nossa chegada e saída da escola”, completou.

Emocionado, o prefeito Junior Matuto parabenizou todas as alunas contempladas, além de destacar a garra e a força daquelas que conseguiram concluir o curso, mesmo diante as dificuldades. “Eu fiz questão de estar aqui hoje para falar e olhar no olho de todas vocês, que são mulheres guerreiras. Continuem na luta e correndo atrás dos seus sonhos, pois o que vocês estão fazendo aqui hoje vai servir de exemplo não só para seus familiares, como também para toda a sociedade. Nada é mais gratificante do que ouvir histórias de pessoas que pensaram em desistir, mas que persistiram e hoje estão aqui recebendo seus diplomas”, ressaltou.

A iniciativa, que faz parte do Programa Mulheres Mil, foi criada pelo Governo Federal com o intuito de garantir a inclusão de mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, residentes nas regiões Nordeste e Norte do país. Em Paulista, cerca de 4.000 mulheres já foram qualificadas através dos cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais, Esportes e Juventude.