Cultura |

Com 47 anos de tradição desfile do Bacalhau na Vara arrasta multidão em Paratibe

O bairro de Paratibe, em Paulista, pegou fogo na manhã desta quarta feira de cinzas. Fechando o carnaval da cidade e comemorando 47 anos de tradição, o Bloco Bacalhau na Vara fez a alegria dos foliões pelas ruas da comunidade. Durante o desfile o público dançou e pulou ao som de muito frevo e canções que já se tornaram hinos do período carnavalesco. A  Banda Sedutora, Geraldinho Lins, Marreta é massa, Pistolão, Mil Milhas, Ynove, Beleza Pura e Cheiro de Amor comandaram a festa.

Esse ano o bloco homenageou a coordenadora do Centro de Endemias e Análises médicas do Paulista, Liziê Franco, o ex-prefeito do Paulista Geraldo Pinho Alves, além dos artistas Amaro Poeta e Mané da Burra. Marisa Cândido, recepcionista, 34 anos, revelou que há dez anos transformou a varanda da casa onde mora em camarote. “Minha quarta-feira de cinzas é sempre essa animação. Nesse dia toda a minha família se reúne aqui em casa, no nosso camarote, e acompanhamos de perto essa festa linda”, completou.

Para não perder nenhum detalhe a estudante Maria Eduarda, 20 anos, moradora do município de Jaboatão, chega na terça-feira ao bairro de Paratibe. “Há cinco anos que participo do bloco. Não gosto muito de carnaval, mas o Bacalhau na vara eu não perco. Faço minhas malas e venho, um dia antes, para a casa da minha tia que mora bem no centro por onde passa o desfile”, disse.

“Eu fico surpreso com a proporção que o bloco alcançou. Moro em Paratibe há mais de 30 anos e acompanhei de perto a evolução da agremiação. No começo, umas 20 pessoas desfilavam no bloco, dava para contar nos dedos. Hoje em dia vem gente de todo lugar participar e se divertir no Bacalhau na Vara”, ressaltou João Fernandes, aposentado, 72.

Empolgado com a festa, o prefeito Junior Matuto explicou a preocupação que teve em diminuir os custos do Carnaval, sem abalar a qualidade de todo o evento. “Hoje estamos encerrando oficialmente o Carnaval do Paulista 2016, mas nosso trabalho já vem sendo feito há alguns meses. Todos nós sabemos das dificuldades econômicas que o Brasil está passando e com o município do Paulista não está sendo diferente. Com muita criatividade e esforço nós conseguimos obter recursos suficientes para que diminuísse o investimento municipal, porém sem perder a grandiosidade da nossa festa. Apoiamos cerca de 100 blocos de rua e fizemos um pólo que proporcionou, ao público da cidade, grandes shows.

O gestor aproveitou também para convidar o público a prestigiar o último dia da folia de momo. “O Carnaval do Paulista foi lindo e nessa quarta-feira de cinzas vamos comemorar e prestigiar o Bacalhau na Vara, esse Bloco tão tradicional que há 47 anos faz a alegria dos moradores do bairro”, finalizou.

SAÚDE - os foliões que precisaram de atendimento básico foram encaminhados ao Clube Municipal de Paratibe, onde  funcionou o posto de saúde. Quatro ambulâncias também estiveram espalhadas pelo percurso ajudando no reforço da ação.

SEGURANÇA- Para garantir a segurança dos brincantes, mais de 800 homens, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran) foram acionados. A atual gestão municipal também mobilizou seu efetivo.

POLÍTICA PARA AS MULHERES – Uma ação de combate a violência contra a mulher também foi realizada durante o desfile. Com muito humor, gestoras de várias secretárias, fantasiadas, levaram informações sérias aos brincantes, lembrando que numa mulher não se bate nem com uma flor.