Saúde |

Vigilância Sanitária apreende 45kg de produtos impróprios para consumo na segunda de Carnaval

Enquanto os foliões curtiam os shows no polo do Forte de Pau Amarelo, inspetores da Vigilância Sanitária do Paulista realizavam nesta segunda-feira de Carnaval diversas visitas aos estabelecimentos comerciais da localidade. Os profissionais estavam preocupados com a prevenção das Doenças Transmitidas por Alimento (DTA) – que pode provocar vômito e diarreia em pessoas de todas as idades. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ao todo, 23 inspeções foram realizadas envolvendo o comércio formal e informal. Durante o trabalho, a equipe da prefeitura apreendeu 45kg de produtos impróprios para consumo, entre eles, carnes, peixes e linguiças. Além disso, sete litros de bebidas foram levados pelos profissionais da Vigilância. Num dos estabelecimentos, a caixa de gordura estava transbordando, pondo em risco os alimentos que estavam sendo acondicionados nos freezers.

Os proprietários foram notificados e tem até quinta-feira (11.02) para comparecer à sede da Secretaria de Saúde, que fica na Rua Cleto Campelo, s/n, Centro da cidade. Caso contrário, o responsável poderá ter o estabelecimento interditado.

Essa ação da Vigilância Sanitária faz parte de uma série de iniciativas que a Prefeitura do Paulista está colocando em prática durante a folia de Momo. Outra ação de destaque é o trabalho de prevenção â violência contra o público feminino. Técnicas da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres realizaram um trabalho educativo e de orientações com os foliões que aguardavam o desfile do bloco Cavalo Branco, em Maranguape II.

Equipes das secretarias de Administração das Regionais e do Desenvolvimento Urbano também estão empenhados na organização do comercio informal durante os desfiles dos blocos e no polo do Forte. O reforço na organização conta com o efetivo de 30 homens da Diretoria de Limpeza Urbana.

SAÚDE – O polo do Forte de Pau Amarelo está com um reforço importante no atendimento às vitimas de acidentes e/ou de violência. Nesta segunda, duas ambulâncias, uma viatura do SAMU e uma unidade de atendimento pré-hospitalar estavam de prontidão durante os shows no local. As equipes também dão suporte aos desfile dos blocos.