Cultura |

Carnaval do Paulista 2016 fortalece cultura local com artistas da terra

Com o tema “Eu Vivo Paulista”, a edição do carnaval Paulista 2016 contemplará atrações locais, mantendo a tradição de apoiar os blocos de bairros e os artistas da terra. Mesmo diante do cenário de forte recessão econômica, a Prefeitura do Paulista fez um esforço para realizar a festa, graças à ajustes que possibilitaram um custo bastante reduzido, com investimento de R$ 380 mil.

Parcerias com o Governo do Estado, através da Empetur e da Fundarpe, além do incentivo da iniciativa privada, através do patrocínio das empresas Turquesa e Inove, foram fundamentais para viabilizar a realização do evento em Paulista, mesmo diante de tanta dificuldade financeira por que passam os municípios nesse momento delicado da economia brasileira.

O Bloco do Comércio, que marca a abertura oficial do Carnaval do Paulista tradicionalmente uma semana antes do início dos festejos de momo, foi adiado para esta quinta-feira (04.02), em razão das fortes chuvas que caíram na última sexta-feira (29.02). A festa começa a partir das 19h, na Praça João XXIII, Centro do Paulista.

O palco do Forte de Pau Amarelo, que contará com os artistas da terra animando a programação. Serão três dias de shows, de domingo (07.02) a terça-feira (09.02). No domingo, Ana Alves e Bichinha Arrumada comandam a folia. Na segunda-feira será a vez dos grupos Maracatu Plugado e Seu Rosa se apresentarem. Encerrando a programação, na terça-feira gorda (09.02), o paulistense Zeca do Rolete, Marcelo Pantera e The Rossi - banda do rei Reginaldo são as atrações da noite. Os shows têm início às 17h. (confira programação abaixo).

Na segunda-feira (08.02), o Bloco Cavalo Branco, se concentra a partir das 14h, na rua 78, em Maranguape II, e percorre as principais vias do bairro. Este ano o bloco oferecerá três trios elétricos e terá como maior atração o cantor Alceu Valença. Também se apresentam as bandas Ynove e Beleza pura.

Já o Bloco Bacalhau na Vara, animará a multidão que tradicionalmente freqüenta o bairro de Paratibe na quarta-feira de cinzas (10.02), com concentração marcada para as 10h. Ao todo, oito trios e um carro de som de apoio animam a festa, que terá shows de Gabriel Diniz, Banda Sedutora, Geraldinho Lins, Marreta é massa, Pistolão, Mil Milhas, Ynove e Beleza Pura.

BLOCOS - Para descentralizar a folia e valorizar as agremiações de bairros, este ano a prefeitura está apoiando blocos com carro de som, trios e mini trios.  Ao todo, 124 blocos serão apoiados para fazer a animação nos quatro cantos do Paulista. A programação das agremiações dos bairros teve início no dia 23 de janeiro e seguirá até 21 de fevereiro.

(CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NAS TABELAS EM ANEXO)