Habitação |

Junior Matuto se reúne com moradores do Chega Mais para garantir permanência em área leiloada

Centenas de famílias da comunidade do Chega Mais ameaçadas de despejo estão cada vez mais próximas de ter uma solução pacífica e garantir a permanência na localidade. O encaminhamento de uma negociação sem traumas está sendo conduzido pelo prefeito do Paulista, Junior Matuto. O gestor decidiu abraçar a causa da população e vem mantendo entendimentos com a empresa Boeckmann Comércio e Serviços LTDA, que arrematou a área por meio de um leilão. Um novo passo para um desfecho em prol dos habitantes foi tomado nesta quinta-feira (29.10). O chefe do Executivo municipal recebeu em seu gabinete uma comissão dos habitantes da localidade.

O encontro serviu para apresentar ao grupo medidas que estão sendo tomadas pela atual gestão para viabilizar a regularização fundiária das terras. Uma nova reunião entre o prefeito e os moradores foi agendada para o dia dez do próximo mês. Com o objetivo de tranquilizar os habitantes, o gestor foi à comunidade em maio deste ano e assinou ainda no dia 23 de junho um decreto.  O documento respalda a permanência das famílias na área durante a fase de legalização das moradias.

Moradora da Rua Nitrato, que fica no Chega Mais, Cláudia Lopes saiu motivada da reunião ocorrida na manhã de hoje. “Eu fico aliviada porque percebo que o prefeito Junior Matuto está lutando para que ninguém saia de suas casas. É o que toda a nossa comunidade espera”, comentou.

Preocupado em deixar os moradores aliviados, o prefeito Junior Matuto garantiu que continuará engajado em prol da regularização das terras. “Reconheço que esses moradores, pelo tempo em que estão na comunidade, merecem ter a propriedade da área que já é de fato deles. Por isso, vou me empenhar para ajudá-los nessa luta”, destacou.

PROJETO – Desde junho deste ano, funcionários da prefeitura elaboraram um projeto para garantir a continuidade dos moradores na área leiloada. Técnicos das secretarias de Habitação e de Políticas Sociais, Esportes e Juventude traçaram um diagnóstico da situação de cada habitante e formaram um banco de dados que será apresentado posteriormente ao grupo.  O plano engloba um total de aproximadamente dez ruas que ficam nas comunidades do Chega Mais e do Cajueiro.

Além da área localizada no Chega Mais, a Prefeitura do Paulista está viabilizando a regularização de terras em mais duas localidades. Os espaços ficam nos bairros de Maranguape I e Paratibe.