Cultura |

Paulista, 1985-1995: tecendo a história em Paulista

A década de 1980, no Brasil e no mundo, acontecimentos importantes na política, na economia, na cultura e na sociedade marcaram o período. A idade industrial chega ao fim dando início à era da informação. Estudiosos a consideram a década perdida devido à estagnação econômica e a inflação em alta.

É o período da reabertura democrática e do fim da ditadura militar no Brasil. Tancredo Neves é eleito presidente do país. Mas morre antes de assumir o cargo. É criado o pacote econômico Plano Cruzado para combater a inflação. Pela primeira vez, o Papa João Paulo II visita o país. Foi um período marcado pela aceleração inflacionária o que ocasionou uma crise generalizada na indústria.

Em Paulista, a crise é sentida pela Companhia de Tecidos Paulista que vive o seu pior momento. Para entender é preciso voltar ao passado desta História. No final de 1902, a família de Herman Theodor Lundgren adquire as ações da Companhia. Em 1904, o município de Paulista vive o boom do crescimento populacional com a operação da fábrica de tecidos. Uma rede varejista denominada Pernambucanas foi criada. O auge acontece na década de  1970 com mais de 700 lojas no Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco.

Durante as primeiras sete décadas do século XX, Paulista foi uma cidade tipicamente  industrial, até a decadência do parque têxtil. A crise industrial e desavenças familiares resultaram no fim das operações da Companhia. Mas até hoje, o município é lembrado pela produção de tecidos.