Saúde |

Paulista divulga balanço da Saúde durante o Paulistar 2015

A Secretaria de Saúde do Paulista divulgou nesta quinta-feira (25.06) o balanço dos serviços disponibilizados durante os festejos juninos da cidade. A estrutura montada pelo órgão na Praça João Pessoa contou com atendimento médico de urgência, fiscalização da vigilância sanitária, exames de sífilis e HIV, além da distribuição de preservativos e géis lubrificantes. O trabalho, que ocorreu durante os cinco dias de shows (18, 19, 20, 23 e 24) no pátio de eventos, mobilizou mais de 50 profissionais de diversas áreas.

CONFIRA OS DADOS:

O Posto Avançado realizou 41 atendimentos médicos durante os festejos juninos do Paulista. Todos na área clínica e sem gravidade. A unidade contou com cerca de 10 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas. O trabalho teve o apoio de três ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência (SAMU).

A Vigilância Sanitária realizou 470 abordagens aos comerciantes instalados no entorno do pátio de eventos, no Centro da cidade. Inspetores do órgão municipal apreenderam 62 litros de bebidas (cerveja, refrigerante, licor, energético) fora do prazo de validade, 2,5 quilos de alimentos impróprios para consumo e dois tipos de produtos fora das normas técnicas exigidas pelas autoridades sanitárias, como canudos mal acondicionados e batedores de PVC para preparo de caipirinhas/caipirosca.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ofereceu ao público que visitou o polo de animação quase 200 testes rápidos de sífilis e HIV. Deste total, 22 exames deram resultado positivo. Os usuários foram encaminhados para as unidades de referência no tratamento destas doenças. Os profissionais da Secretaria de Saúde também distribuíram 79,2 mil preservativos masculinos, 100 do tipo feminino e 300 géis lubrificantes.