PAULISTA > Notícias > Paulista promove a segunda edição do Café com Down

Políticas Sociais | 14/03/2024

Paulista promove a segunda edição do Café com Down

Ação será em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

A Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, através da Diretoria da Pessoa com Deficiência e a Superintendência do Centro Integrado de Habilitação e Reabilitação Criança Feliz, promove no próximo dia 21 de março, a segunda edição do Café com Down, em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A ação será realizada das 8h30 às 11h30, no Centro Integrado, localizado na Avenida Manoel Gonçalves da Silva, nº 76, no bairro da Vila Torres Galvão, em Paulista.

Na ocasião, acontecerá também a segunda edição da Oficina de Automaquiagem, com a instrutora Carolina de Lemos, do Projeto Beleza Além da Visão, uma roda de conversa falando sobre os direitos das pessoas com deficiências e acolhimento. As inscrições para a oficina podem ser realizadas na sala da Diretoria da Pessoa com Deficiência no Centro Administrativo, localizada na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves (antiga Av. Brasil), 222, em Maranguape I e no Centro Integrado, das 9h às 15h, até o dia 18 de março. As pessoas que irão participar da oficina deverão trazer o seu kit de maquiagem.

O dia 21 de março é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome, e também para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. Ela é oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

A Síndrome de Down é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1.866, se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria. Desde então, se tem avançado em seu conhecimento, ainda que existam mecanismos íntimos a descobrir. No ano de 1958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs descobriram a origem cromossômica da síndrome, que passou a ser considerada genética.