PAULISTA > Notícias > Em Paulista, palestra busca esclarecer sobre a preservação da coruja buraqueira

Meio Ambiente | 11/01/2024

Em Paulista, palestra busca esclarecer sobre a preservação da coruja buraqueira

Evento aconteceu na praça recém-construída onde há cinco ninhos da espécie

A Praça das Corujas, no bairro de Nossa Senhora da Conceição, é um logradouro peculiar. No local há cinco ninhos subterrâneos de coruja buraqueira, ave que prefere se abrigar embaixo da terra. Na tarde desta quinta-feira (11/01), o secretário executivo de Meio Ambiente da Prefeitura do Paulista, Silvio Batista, realizou uma palestra com os moradores do bairro sobre as características da espécie e a melhor maneira de conviver com ela, contribuindo para a sua preservação.

A praça foi construída recentemente pela gestão municipal, mantendo o espaço das corujas. “Esta é a praça mais ecológica do Paulista. Estamos muito felizes em perceber que os animais estão convivendo em harmonia com os moradores do seu entorno”, comemora Silvio Batista.

A professora Sandra Souza, moradora do local há 11 anos, não esconde a sua satisfação em ver que as corujas continuam vivendo em seu habitat natural. “A construção da praça atendeu às nossas expectativas no momento em que proporciona lazer e preservação ambiental”, afirma.

Coruja-buraqueira (Speotyto cunicularia) é a espécie de coruja mais comum em grande parte do Brasil. Possui pequeno porte, por volta de de 22 cm. Habita áreas abertas naturais e é bastante comum em áreas rurais, periurbanas e urbanas. Fazem buracos no solo, que utilizam para reprodução e fuga de predadores. Alimentam-se de pequenos animais, tanto vertebrados como invertebrados. Machos e fêmeas são semelhantes, embora as fêmeas são um pouco mais escuras e menores.

Defendem seu território com muitos gritos e rasantes, podendo avançar sobre animais domésticos que se aproximam do seu território, especialmente se estiverem no período reprodutivo.