Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Encontrado ninho de tartaruga marinha na Praia da Enseadinha, em Paulista

Meio Ambiente | 21/12/2023

Encontrado ninho de tartaruga marinha na Praia da Enseadinha, em Paulista

Trata-se do primeiro ninho da temporada de desova no município. Ovos devem eclodir dentro de 45 dias

Compartilhe esta notícia:

Moradores da Praia da Enseadinha, no Janga, Paulista, encontraram um ninho de tartaruga marinha há 2 dias. A equipe da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema) foi contactada e na manhã desta quinta-feira (21/12), se dirigiu ao local para realizar os procedimentos de proteção. O entorno do ninho foi cercado e colocada uma placa de advertência contendo informações de como preservar e os contatos para informações em caso de violação.


De acordo com a bióloga, analista ambiental e coordenadora do projeto de monitoramento das tartarugas marinhas da Sema, Geanne Karla Santos, a Praia da Enseadinha é considerada um dos berçários de tartarugas marinhas de Paulista, assim como o Pontal de Maria Farinha. “O ninho será monitorado diretamente até a eclosão dos ovos, que deverá acontecer dentro de 45 dias. Faz-se necessário que não haja qualquer violação“, disse.


Rogério Portela, que reside em frente ao local do ninho, já presenciou outros casos de desova das tartarugas. “Fazemos de tudo para que o ninho esteja protegido e que todos os filhotes nasçam e ganhem o mar”, afirmou.


O secretário executivo de Meio Ambiente, Sílvio Batista, explicou que existe uma rede de voluntários na orla de Paulista que auxiliam no trabalho de encontrar ninhos de tartaruga e no seu monitoramento. “São pessoas conscientes da importância de se preservar a natureza. Graças a eles e ao pessoal da Secretaria, temos tido um excelente aproveitamento no processo de reprodução das tartarugas“, comentou.


Imagens: