PAULISTA > Notícias > Estudantes da Rede Municipal do Paulista fazem provas do SAEB

Educação | 06/11/2023

Estudantes da Rede Municipal do Paulista fazem provas do SAEB

Participam turmas do 5° ao 9° ano

Com o intuito de avaliar a qualidade da educação oferecida aos estudantes da Rede Municipal do Paulista, será realizada, a partir desta terça-feira (07.11), a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), em escolas do município.

A atividade acontece no decorrer da semana, até a sexta-feira (10), e também na segunda-feira (13.11). Ao todo, 57 escolas municipais participarão, com estudantes do Ensino Fundamental (turmas do 5º e do 9º ano).

As avaliações serão coordenadas pela Secretaria  de Educação, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Educacional,  Gerência de Estrutura e Dinâmica Escolar; e Coordenação de Avaliação.

O SAEB é aplicado a cada dois anos e permite produzir indicadores educacionais de regiões, unidades da Federação e, quando possível, de municípios e escolas do Brasil. A finalidade do SAEB é identificar problemas e desigualdades na educação que influenciam o desempenho dos estudantes, visualizar os resultados dos processos de ensino e aprendizagem e desenvolver a pesquisa na área de avaliação educacional.

As provas do SAEB são de responsabilidade do Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O Sistema é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao INEP realizar um diagnóstico da Educação Básica Brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Paulista