PAULISTA > Notícias > Festival Nacional Videos for Change premia estudantes do Paulista

Educação | 19/09/2023

Festival Nacional Videos for Change premia estudantes do Paulista

Produções de duas unidades da Rede Municipal de Ensino foram vencedoras

Estudantes de duas escolas do Paulista foram premiados, nesta terça-feira (19.09), na final do Festival Videos for Change. A iniciativa se dá através de vídeos de até um minuto abordando várias temáticas como igualdade de gênero, desigualdade social, racismo, violência doméstica, dentre outras. Representando Paulista, foram finalistas da edição nacional estudantes das escolas municipais Cônego Costa Carvalho e Governador Carlos Wilson. O anúncio dos vencedores foi realizado durante uma live no Youtube, promovida pela Viven Cidadãos para um Amanhã Melhor.

A produção “Eu e Eu mesmo aqui dentro”, de estudantes da Escola Municipal Governador Carlos Wilson, no Janga, conseguiu vencer em duas categorias: Narrativa Coerente e de Melhor Vídeo 8º e 9º ano e Ensino Médio. A vitória rendeu medalhas, troféus e vouchers para os integrantes: Amanda Laís, Isaac Vinicius, Jonas Gustavo, Gabriela Amâncio, Ruth Vitória, Sabrina Vitória, Sophia Araújo e Wanyele Maria. O trabalho foi coordenado pelo educador de História e Artes, Prof. Dr. Rômulo Barros, e contou com o professor Euclides Neto, do Apoio Educacional Especializado (AEE).

Já na categoria Uso de Recursos Técnicos 6º e 7º ano, o vídeo vencedor foi o “Felicidade Sem Drogas”, de estudantes da Escola Municipal Cônego Costa Carvalho, de Maranguape I. A criação foi de Lucas Matias da Silva e Davi Pereira da Fonseca de Alencar, do 7º B, com orientação da professora Lucille Maia Batista.

“Estamos muito gratas pelo prêmio”, declarou a estudante Sophia Araújo, de 16 anos, da turma do 9º C da Escola Governador Carlos Wilson. Assim como ela, a estudante Maria Gabriela Amâncio, de 14 anos, cursava o 8º C à época em que o vídeo foi produzido. “Eu queria agradecer à direção, ao professor e a todo mundo, por ter conquistado. Foi uma experiência incrível participar desse projeto”, disse a adolescente, que realizou a edição do curta.

Para o Prof. Dr. Rômulo Barros, o sentimento é de dever cumprido e de gratidão por saber que esses estudantes têm agora um endosso e um reforço na autoestima deles. “Eles sabem agora que são capazes. Eles venceram um desafio, mas eles vão vencer todos os outros que se colocarem à frente agora. O professor está aqui para auxiliar eles a crescer e o sentimento que fica é de que ajudei eles a chegar em uma premiação nacional”, declarou.

O diretor da unidade de ensino do Janga, Zenildo Barbosa, contou que já está há poucos meses à frente da escola, mas já notou o comprometimento do corpo docente. “Percebi que as nossas equipes de professores e coordenadores são bastante envolvidas, que têm vontade de fazer, e que vão lá e fazem. Desejo que todas as outras escolas tenham o êxito que a Escola Carlos Wilson vem tendo no seu processo de ensino e aprendizagem”, pontuou o gestor.

Fotos: Lucy Oliveira / Prefeitura do Paulista