Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Em Paulista, palestra orienta estudantes sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente

Direitos Humanos/Cidadania | 29/08/2023

Em Paulista, palestra orienta estudantes sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente

Delegado da Polícia Civil alertou sobre outros assuntos, como o consumo de drogas

Compartilhe esta notícia:

Estudantes da Escola José Brasileiro Vila Nova, entre 14 e 17 anos, participaram de uma palestra intitulada 'Direitos e Deveres Face ao Estatuto da Criança e do Adolescente e Prevenção de Atos Infracionais no Ambiente Escolar',  proferida pelo delegado Fábio Luiz Rebelo de Carvalho. O policial é ex-titular da Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente - DPCA. A iniciativa faz parte do programa Saúde na Escola, da Prefeitura do Paulista. A unidade de ensino fica no bairro do Janga.


“Direcionem-se para o lado bom da vida, pois o lado ruim pode ser muito doloroso para jovens como vocês”, aconselhou o policial. Assuntos como consumo de drogas, violência doméstica, dano ao patrimônio, entre outros, foram abordados durante o encontro. Numa linguagem direta e acessível, o palestrante preveniu os adolescentes dos perigos e as consequências para quem infringe a lei. “O futuro do jovem fica comprometido caso ele venha a ter problemas com a Justiça, tanto no campo social quanto no profissional”, disse.


“Eu tenho visto muita desgraça na vida profissional. Só chegam problemas para nós. Por outro lado, sinto alegria em participar de momentos como esse, que visam orientar e prevenir a violência “, afirmou o policial.


“Gostei muito dessa palestra, pois quero ser policial civil. Muitas das coisas que o palestrante falou são vivenciadas na escola e nas comunidades, daí a importância de se abordar esses assuntos”, disse a estudante Ana Beatriz, do 1º ano.


Já para a gestora da escola, Luciara Gomes dos Santos, é muito importante eventos como esse para a conscientização do estudante. “Serve como alerta para eles não enveredarem pelo caminho do erro, bem como para que saibam sobre os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente”, comentou.


Imagens: