Cultura |

Prefeitura de Paulista vai reavivar a Ciranda de Dona Duda

A cirandeira morreu no dia 5 de janeiro de 2022

A Prefeitura da Cidade do Paulista, por meio da Secretaria Executiva de Cultura, deve anunciar até a próxima semana um projeto cultural que visa resgatar a Ciranda de Dona Duda.

A cirandeira morreu no dia 5 de janeiro de 2022, aos 98 anos de idade, em decorrência de um câncer no pulmão. Considerada uma expressão cultural democrática e de divertimento coletivo, a ciranda foi reconhecida como patrimônio cultural do Brasil.

De acordo com o secretário Executivo de Cultura, Rubens Conde, o projeto intitulado "Ciranda Viva" vai visitar praças, parques, escolas,  shoppings e outros espaços públicos e privados de lazer para salvaguardar uma das manifestações mais emblemáticas do município. "Desenvolver esse projeto, entre outras coisas, é um reconhecimento à cirandeira  que não sabia que as cantigas que cantava e a roda em que brincava eram chamadas de ciranda. Ela estava sempre pronta para contar as histórias que presenciou e para falar das cirandas que compôs ao longo de sua vida. A praia do Janga estava destinada a Dona Duda", pontuou ele.

Recém-empossado no cargo, o secretário adiantou que o projeto terá duas versões: uma às sextas-feiras no Forte de Pau Amarelo, e outra itinerante.

O prefeito Yves Ribeiro determinou que a abertura  dos festejos juninos na cidade, o "Vamos Paulistar", seja realizado pela Ciranda de Dona Duda. "Sempre foi assim: uma roda de ciranda se forma em um momento de celebração, que pode ser numa festa de São João ou no Natal. Não tem período certo para ela", avisou.