Políticas Sociais |

Conselho Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência se reúne para mais uma reunião ordinária

Órgão tem como finalidade acompanhar a implantação e implementação da Política Pública de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência

Durante a reunião que é realizada sempre nas últimas terças-feiras de cada mês, o Conselho Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Comid), tratou, nesta terça-feira (30.05), de temas como: debate das políticas públicas para o segmento; comemoração dos 15 anos do Conselho; e da conferência, que ocorrerá ainda em 2023. O encontro dos membros aconteceu na Sala dos Conselhos, no Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, em Maranguape I.

O Comid é presidido por um colegiado que tem a formação do segmento dos usuários, representada por Christiane Oliveira; da gestão, por Kleber Pyrrho; e do segmento de instituição, representada por Glória Pimentel.

Na ocasião, o diretor da Pessoa com Deficiência, Kleber Pyrho, destacou que é preciso ressaltar a importância desse segmento na construção das políticas públicas, tendo em vista que, nesse ano, será comemorado o aniversário de 15 anos do conselho, no dia 04 de julho.

"São muitos anos de luta, de construção e de fortalecimento. Inclusive, nós temos conselheiros que estão desde o início nesse processo, tanto da regulamentação, quanto da construção da lei que criou o Conselho", completou o conselheiro.

A representante da sociedade civil, Luciene Martins da Silva, mencionou que o conselho é a porta que foi aberta dentro do município para a valorização da pessoa com deficiência na garantia de seus direitos, trazendo, com isso, um fortalecimento para esse segmento.

"Antes  do conselho, não existia um olhar para a pessoa com deficiência. Enquanto eu puder, eu irei fazer parte desse projeto, dessa construção, porque pra mim é muito gratificante estar participando do conselho", finalizou a conselheira.

O COMID tem como finalidade acompanhar a implantação e implementação da Política Pública de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência e promover a defesa dos direitos das pessoas com deficiência. O Conselho tem caráter deliberativo, fiscalizador, autônomo, formulador de diretrizes e monitoramento da execução das políticas públicas dirigidas às pessoas com deficiência, em defesa da inclusão social e no combate a qualquer forma de discriminação.

Foto:Beatriz Leite/Prefeitura de Paulista