Educação |

Em Paulista, Escola Margarida Sampaio recebe Turma do Fom-Fom

Atividades educativas para os estudantes foram realizadas pelo Caminhão do DETRAN/PE

Nesta segunda-feira (29.05), a Escola Municipal Margarida Sampaio, em Paulista, recebeu a turma do Fom-Fom, e o caminhão do Departamento de Trânsito de Pernambuco  (Detran-PE). Na ocasião, técnicos, psicólogos e agentes de trânsito realizaram atividades lúdicas com os estudantes para ensinar sobre a sinalização de trânsito e o que é proibido ao dirigir veículos automotores. O trabalho é alusivo ao Maio Amarelo, que é um movimento internacional, o qual difunde a consciência sobre salvar vidas no trânsito e que na cidade do Paulista tem ação conjunta das secretarias municipais de Educação e de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil.

A gerente de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria de Educação, Glauber Geanne, destacou a importância de mobilizar a juventude. "Quando educamos desde a base formamos cidadãos conscientes e no trânsito não é diferente. Nossas crianças são os adultos do amanhã. Vamos levar esse conhecimento a todos os alunos da rede municipal até o mês de setembro”, frisou a educadora.

Protagonismo infanto-juvenil:

“É muito legal aprender sobre a sinalização de trânsito, como, por exemplo, as placas de proibido estacionar, homens trabalhando ou animais na via. Também aprendi que não se pode consumir bebidas alcoólicas e dirigir, e que é proibido estacionar em vagas reservadas para pessoas idosas ou pessoas com limitações físicas como cadeirantes”, afirmou a estudante do do 4°ano B, Geovanna dos Santos, de 10 anos de idade.

"Não se pode colocar as mãos ou a cabeça para fora do carro ou do ônibus quando se anda nesses transportes pois pode causar acidentes. Devemos usar o cinto de segurança e as crianças pequenas somente podem ser transportadas na cadeirinha especial e no banco de trás do carro. Outra coisa importante é que todo motociclista deve usar o capacete quando pilota”, completou a aluna Alice Costa, de 9 anos de idade, e também  do 4°ano B da escola.

A psicóloga da área de Educação do Detran/PE, Ivete Santiago, ressaltou que a parceria com a Prefeitura, na qual Paulista faz parte do projeto Professor Amigo do Trânsito (PAT), enalteceu a iniciativa. “Com este trabalho procuramos fazer com que os estudantes sejam multiplicadores e formadores de opinião para reduzir as mortes causadas por acidentes de trânsito. Quando a criança aprende ela ensina e corrige os adultos”, disse a funcionária do órgão estadual.