Ação integrada |

Em Paulista, Prefeitura realiza mais uma edição do Programa Prefeitura nas Comunidades

Durante o evento, foram ofertados serviços de saúde, educação, estética, beleza, cidadania e atendimento jurídico

A comunidade de Nossa Prata, localizada no bairro de Maranguape II, recebeu a edição de mais um Programa Prefeitura nas Comunidades. A ação desta sexta-feira (05.05), ofereceu à comunidade vários serviços de saúde, assistência social, educação e jurídicos. A proposta é levar as políticas públicas até o povo, atendendo às demandas mais urgentes. As edições anteriores do programa foram realizadas nos bairros de Paratibe, Comunidade Chega Mais, em Pau Amarelo e Nossa Senhora da Conceição.

Pela primeira vez no município, durante a realização do evento, foram realizados: atendimento médico, farmacêutico e dispensação de receita, como também o atendimento médico veterinário.

Entre os muitos serviços ofertados, a população contou com abertura de crédito para pequenos empresários, abertura de cadastro como Microempreendedor Individual (MEI), emissão de carteira de identidade, acordos judiciais, atendimento da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e Neoenergia (Celpe); e ainda, expedição gratuita de certidões de nascimento, casamento e óbito.

Na área de saúde, foram oferecidos os serviços de mamografia, orientação sobre saúde bucal, serviço do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA); atendimento médico veterinário, vacinação anti-rábica animal, vacinação de rotina, aferição de pressão arterial e exame para controle de glicemia.

O mutirão de ações, contou ainda com a “Justiça Itinerante” do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), com os serviços gratuitos como: inscrições para casamento coletivo, testes de DNA para reconhecimento de paternidade de crianças e adolescente, divórcios consensuais, reconhecimento de união estável, desconto de pensão alimentícia em folha de pagamento.

Na ocasião, a secretária de Planejamento e Gestão, Terezinha Mousinho, comentou que a 4ª edição do Programa Prefeitura nas Comunidades, em Nossa Prata, foi mais um anseio da gestão municipal em realizar o Programa em todos as localidades, para a população de baixa renda. "Espero que a comunidade aproveite o máximo que puder, estamos aqui com todas as ações da Prefeitura", pontuou.

O juiz e coordenador do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania de Paulista (Cejusc), Ricardo de Sá Leitão, destacou que é muito importante o Tribunal de Justiça está presente em mais essa ação da Prefeitura com a Justiça Itinerante, oferecendo na Comunidade de Nossa Prata, serviços de celebração de acordos consensuais, entre outros.

"Nós, simplesmente, não estamos somente de portas abertas da justiça, estamos indo para as comunidades, onde nosso cidadão se encontra", finalizou o magistrado.

A professora Roseli Ferreira, presente na ação, aproveitou a oferta dos serviços da gestão municipal no seu bairro. "Estou aproveitando a oportunidade para utilizar os serviços, vou me vacinar para me proteger e também os meus alunos", disse ela.

Fotos: Cecília Souza/Beatriz Leite/Prefeitura de Paulista