Ação integrada |

Quase 120 tartarugas-de-pente nascem na Praia de Maria Farinha, em Paulista

O acontecimento natural foi presenciado por estudantes, moradores e turistas

Como o berçário mais importante do Litoral Norte do Estado de Pernambuco, a cidade de Paulista celebrou o nascimento de 115 tartarugas marinhas da espécie de Pente (Eretmochelys imbricata), nesta quarta-feira (03.05), na praia de Maria Farinha. O fato foi presenciado por alunos da Escola Municipal Irmã Assunta, moradores da área e turistas.

Na ocasião, os biólogos e analistas ambientais do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) da Prefeitura integraram a participação do protagonismo infanto-juvenil das crianças que vivenciaram a experiência de ver os filhotes saindo do ninho e realizando sua caminhada até o mar.

Para a professora dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, Vanessa Farias, momentos como esse são muito relevantes por causa da participação ativa das crianças. "Visualizar como é todo processo e o percurso das tartarugas até o mar vai ficar marcado na lembrança delas. Essa maneira prática ajuda a fortalecer o ensino sobre a espécie, além de oferecer um momento lúdico e de contato real com a natureza”, destacou a servidora.

“Minha experiência foi muito boa, peguei numa tartaruga pela primeira vez na minha vida. É muito interessante participar disso e aprender assim de verdade. Desejo que tenhamos mais aulas assim”, frisou o aluno do 5º ano, Gabriel Bezerra.

No mesmo sentido, a bióloga e analista ambiental e coordenadora do Projeto de Monitoramento e Conservação de Tartarugas Marinhas na cidade, Geanne Santos, ressaltou o trabalho integrado que foi realizado. “Aprender é algo que se consolida com vivências e prática. Iniciativas assim provem a conscientização da preservação ambiental e da espécie animal nos futuros adultos. Isso permite que uma nova sociedade tenha a cultura do cuidar e do proteger dos animais e do mundo como um todo”, ressaltou a bióloga.