Habitação |

Em Paulista, Programa beneficiará 6 mil famílias do Fragoso com regularização fundiária

O clima de alegria tomou conta dos moradores do bairro do Fragoso na noite desta quinta-feira (30.05). Com o intuito de contemplar cerca de seis mil famílias residentes na comunidade, o prefeito do Paulista, Junior Matuto, assinou um convênio para a viabilização do projeto de regularização fundiária no bairro. O Programa intitulado “Nosso Chão” dará aos moradores o direito de obter o título de propriedade de seus imóveis. Estiveram presentes no evento o vice-prefeito do Paulista, Jorge Carreiro, além de secretários do governo e vereadores.

O acordo, que foi assinado com a Associação dos Moradores e  Posseiros do Fragoso, será contratado posteriormente entre a associação dos moradores e a Caixa Econômica Federal. Depois disso, os habitantes vão poder acessar uma linha de financiamento de baixo custo para regularizar seus imóveis. Uma equipe técnica dará início as visitas nas casas dos moradores, ainda neste mês de maio, para realizar o processo de cadastramento.

Há 15 anos a professora Simone de Holanda sofre com o descaso e esquecimento em que a comunidade vive. “Nós que vivemos todos esses anos ouvindo falsas promessas, agora estamos vendo uma luz no fim do túnel. Junior Matuto conquistou uma coisa que há anos nenhum outro político conseguiu obter, a nossa confiança. Ele está mostrando que é possível sim realizar um sonho dado como esquecido”, disse emocionada.

“O bairro do Fragoso sempre foi levado no jogo do empurra-empurra. Queremos mudar a situação desses moradores dando dignidade à vida de cada um. O convênio que estamos assinando hoje aqui irá beneficiar todos do local, sem distinção de raça, sexo ou religião. Nosso compromisso com a comunidade é real e também já está sendo mostrado nas obras da Avenida Benjamim, finalizou Matuto.

Obra no Fragoso - A Avenida Benjamin, que liga Paulista ao município vizinho de Olinda, localizada no bairro do Fragoso, já recebeu serviços de terraplanagem e será pavimentada. A expectativa é de que a via esteja totalmente pronta no início do segundo semestre deste ano. A intervenção na localidade vai custar R$ 1,6 mi ao governo municipal. A rua, que é uma das maiores da cidade, com 1,6 km de extensão, faz uma ligação importante entre a rodovia PE-15, em Paulista, e a Rua 67, em Rio Doce, Olinda. Com a pavimentação, o prefeito Junior Matuto consegue encurtar distâncias, contribuindo com a mobilidade urbana na região. Além disso, a intervenção vai eliminar os alagamentos no local. O serviço está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.