Meio Ambiente |

Meio Ambiente de Paulista participa de congresso regional na UFRPE

Projeto de Conservação das Tartarugas Marinhas do município será apresentado no evento

Com o intuito de realizar uma troca de experiências e de conhecimentos científicos, o Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) de Paulista participa, entre os dias 11 e 13 de abril, do V Congresso Nordestino de Animais Silvestres (CNAS), que será realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), levando a exposição itinerante do Projeto de Conservação das Tartarugas Marinhas do município.

Durante os três dias de trabalho, a exposição apresentará informações sobre as espécies de tartarugas marinhas que ocorrem na costa de Pernambuco, com representações em tamanho real, placas explicativas sobre o ciclo de vida, bem como informações sobre o monitoramento dessas espécies na costa do município do Paulista.

Para a estagiária de Ciências Biológicas da SEMA, Rayza Brasileiro, que faz as apresentações de exposição, propiciar às pessoas momentos como esses é muito interessante. “Durante esses dias temos a chance de apresentar os objetivos do projeto e sobretudo da utilidade dele no sentido de preservação ambiental”, destacou a estudante.

Entre o público presente, a estudante de Biologia da Universidade de Pernambuco (UPE), Hariel Meira Chaves, expressou sua impressão sobre o projeto, no sentido de conhecimento do mesmo. “Moro em Paulista, em Maranguape I, e não conhecia esse trabalho tão relevante de educação ambiental e de informação sobre as tartarugas marinhas. Saber que o município onde moro é um dos berçários dessa espécie é fantástico, pois me permite o pertencimento de minha cidade ", ressaltou a aluna.

No mesmo sentido, a bióloga, coordenadora do projeto e analista ambiental da Sema, Geane Santos, destacou que apresentar as características dessa espécie animal instrui a população. “O material que mostramos aqui tem o tamanho real das tartarugas, as pessoas se informam sobre o tempo de eclosão dos ovos, nome científico das mesmas, quantidade estimada de nascimento por ninho, entre outras coisas”, concluiu a servidora.