Meio Ambiente |

Paulista registra 17 ninhos de tartarugas marinhas na sua costa

Deste total, 11 deles estão localizados na Praia de Enseadinha, no bairro do Janga

No primeiro trimestre de 2023, Paulista já registrou a identificação de 17 ninhos de tartarugas marinhas na sua costa. Desse total, 11 deles estão na Praia de Enseadinha, no bairro do Janga.

Segundo os dados do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) do município, no âmbito do Projeto de Monitoramento e Conservação de Tartarugas Marinhas da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista (SEMA), da Prefeitura de Paulista, a cidade que é berçário da espécie aquática-marinha se prepara para registrar o nascimento de novos filhotes nos próximos dias.

“Temos dois ninhos que estão para eclodir, sendo um na Enseadinha e outro em Maria Farinha. O nascimento deve ser nesta semana ou, mais tardar, na próxima e provavelmente das espécies que mais desovam em nossas praias, que são a Tartaruga de Pente (Eretmochelys imbricata) e a Tartaruga Verde (Chelonia mydas). Cada ninho abriga entre 80 a 120 ovos e normalmente os filhotes nascem ao amanhecer”, esclareceu a bióloga e analista ambiental da SEMA, Geanne Santos.

Ainda de acordo com os dados levantados pelo Projeto de Monitoramento da Tartarugas Marinhas de Paulista, em seus 14 km de orla marítima, foram registrados no município, de agosto de 2021 até o dia 30/11/2022, um total de 3.250 filhotes nascidos em 38 ninhos. A praia de Enseadinha, no Janga, teve o maior número de ninhos, com 23 registros, seguidos das praias de Maria Farinha e Conceição, com 12 e três ninhos, respectivamente.

A espécie que mais desovou foi a tartaruga-de-pente, com um total de 31 ninhos e 2.670 filhotes que caminharam até o mar. Também foram registrados cinco ninhos de tartaruga-verde, com 415 filhotes, e dois ninhos de tartaruga-oliva, com 165 filhotes, além de 16 tartarugas mortas, e duas encalhadas ao longo das praias da cidade.

Paulista é a primeira Prefeitura do Brasil a obter autorização do Centro TAMAR/ICMBio para desenvolver atividades de manejo e conservação de tartarugas marinhas, através da licença SISBIO Nº 78452-1. O projeto visa promover a notificação das desovas e dos encalhes desses animais no litoral do município, bem como difundir o conhecimento sobre as espécies.

A SEMA recomenda que, ao avistar uma tartaruga ou rastro na areia, a pessoa deve entrar em contato com a equipe do projeto, por meio do número (81) 99836-9947 (Whatsapp) ou através dos canais oficiais da Prefeitura do Paulista, pelo site: www.paulista.pe.gov.br, no endereço de Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma. O público também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.

CRIME - É importante informar que nas placas de sinalização dos ninhos está descrita a Lei 9.605, no Art. 29. A Legislação esclarece que vandalismos e violações aos ninhos, ou captura de filhotes, ou comercialização dos mesmos são um crime ambiental, com multas que vão de R$ 500 a R$ 5 mil, e pena de seis meses a um ano de prisão.